Marketing Internacional

Blog sobre Marketing Internacional e Global

Conceito de Administração de Marketing

Vamos agora agrupar as definições de marketing e administração, no conceito de administração de marketing, que relaciona as atividades realizadas nas organizações, que estão ligadas ao marketing.
Quando se pretende atingir as respostas e metas desejadas, para que o processo de troca satisfaça as partes envolvidas, a administração de marketing deve ser praticada. Para Dias (2004, p. 10) “a administração de marketing é o conceito que resume a função do marketing e é entendida como o processo de planejamento, execução e controle das estratégias e táticas de marketing, visando otimizar os resultados para os clientes e os stakeholders da empresa”.

Os stakeholders, conforme falado anteriormente, são as partes interessadas na empresa. Podem incluir: acionistas, funcionários, fornecedores, clientes, a sociedade e o governo. É uma tendência ampliar a visão do alcance da empresa indo além de satisfazer apenas os clientes, mas pensar também em outros grupos que são também influenciadas (e influenciam).
A execução do trabalho de marketing se dá através de gerentes de vendas, propaganda e promoção e pesquisadores de marketing. Com suas funções definidas, cada cargo é responsável por colaborar no alcance das metas da empresa. Kotler (1998) indica que a imagem que as pessoas têm de um gerente de marketing é de alguém cuja tarefa principal é estimular a demanda. Mas o mesmo autor acredita ser essa uma visão bastante limitada da diversidade de tarefas que podem ser desempenhadas por um gerente de marketing.

Qualquer pessoa na organização que estiver envolvida nas atividades de análise, planejamento, implementação e controle de marketing é um gerente de marketing. Isso inclui gerentes de vendas, de produção, de pesquisas de marketing, de propaganda e de promoção de vendas. Até vendedores que gerenciam suas áreas de atuação se qualificam como gerentes de marketing, na medida em que planejam, implementam e controlam visitas e apresentações de vendas com base em uma análise das necessidades dos clientes em potencial. (SANDHUSEN, 2003, p. 24).

Percebe-se então que os autores procuram passar uma visão bem ampla da administração de marketing, e este material irá tratar destas questões de forma que tenha utilidade para gerentes de marketing de diferentes áreas da empresa, desde o departamento de marketing propriamente dito até os outros departamentos (produção, vendas, finanças, etc…).



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.




Comentários:

10 Respostas
  1. Jack disse:

    Gostaria de solicitar de vsa informações pertinetes ao conceito de marketing público.

    ATS,

    Jack Laci Cassimiro
    Jornalista

  2. Olá boa tarde, fiquei muito interessada nesse curso de Administração de Marcketing, gostaria de saber mais informações a respeito, por exemplo valores e as Faculdades que tem esse curso e se precisa falar inglês.
    Atenciosamente Gislaine…

  3. kenaum disse:

    Olá Gislaine,

    Sobre cursos de Administração de Marketing, segue um link com algumas opções de Educação a Distância: http://www.guiaead.com.br/busca?busca_area=&busca_nivel=&busca_estado=&busca_instituicao=&busca_curso=marketing&commit=Buscar

    Espero que ajude.

  4. Elaine disse:

    olá

    Vou começar faculdade de adm de marketing, mas mta gnt diz que nao da futuro e nem dinheiro.
    É verdade?

  5. kenaum disse:

    Olá cara Elaine,

    Sou da teoria de que existe espaço para qualquer profissional e qualquer negócio, o que vai indicar o sucesso ou não é a dedicação. Conheço muita gente com formação na área de marketing que trabalha em áreas comerciais, ou planejamento estratégico ou agências de publicidade, que estão satisfeito com suas carreiras e remuneração.

    Todas elas foram pessoas que se dedicaram muito aos estudos e correram atrás das coisas desde o começo do curso.

    Aproveite que está começando e estude muito, e se possível já comece a estagiar desde o começo do curso (mesmo que seja para não ganhar nada!)

    Boa sorte!

  6. Elaine disse:

    Obrigaada.

    acho que só estou precisando de um pouco mais de segurança
    :)

  7. Guilherme disse:

    Sou pós-graduado em marketing há alguns anos e recomendo aos interessados a “bíblia” do marketing, do Philip Kotler: http://www.viabooks.com.br/book_details.asp?cod_livro=KE1900

    Acredito que todos que são da área PRECISAM ter esse livro como instrumento de consulta eterna.

  8. Negocio certo disse:

    O conceito de marketing abrange toda a cadeia do processo, desde planejamento até o pós-venda, todo o processo o marketing é aspecto presente.

  9. Richard disse:

    Ola tudo bem..
    faço o curso de marketing e estou me identificando muito com o curso,sou da area de vendas acredito q estou no caminho certo,gstaria de mais informacoes do curso.
    abçs

Deixe um comentário