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Faça as contas: retorno sobre investimento de um site institucional

No post anterior falamos sobre o papel de vitrine para os negócios que um simples site institucional tem. Mas o retorno compensa os custos?

Criar um site institucional é fácil e barato, mas sozinho não faz verão. Associada à presença digital, a marca precisa levar em conta as campanhas de marketing digital para poder avaliar, de fato, o retorno de investimento. Essa deve ser a conta a ser feita pelo empresário todas as vezes que desenvolver novas estratégias para os negócios.

Empresas físicas, acostumadas ao modelo off-line de publicidade como TV, rádio e impresso ficam impressionadas com a facilidade que o online apresenta resultados e os custos infinitamente menores para atingir a mesma quantidade de pessoas e obter mesmos os resultados. Basicamente, é possível avaliar:

  • A taxa de conversão em cliques (CTR);
  • O custo por aquisição de novo contato (CPL).
  • O custo por mil impressões (CPM);
  • O custo por clique (CPC);
  • O custo por aquisição de uma nova venda (CPA);
  • E o retorno sobre investimento (ROI).

Existem diversas plataformas para criar site barato por menos de 90 reais mensais e, partir dele, é possível definir estratégias para redes sociais e mecanismos de busca como Facebook e Google, respectivamente, criando um funil de vendas ao aumentar o volume de visitas e, no final, converter em um volume significativo de receita.

Adotando ferramentas como o Google Analytics e Google Adwords para monitorar o comportamento do usuário e os dados de visita no site – e usar tais dados como subsídio para novas estratégias – a empresa consegue mensurar o investimento exato em marketing digital e comparar a taxa de retorno, afinal, quanto custa a aquisição de novos clientes depois de um investimento x?

Que tipos de estratégias preciso adotar para o meu público? Quem é e onde está o meu público? Uma vez respondidas essas perguntas e se quero criar um site em um segmento que ainda está fora do ambiente digital, posso torna-lo referência no assunto, apenas com conteúdo de qualidade chegando ao público certo. Pois todo mundo que está na internet procura alguma coisa, seja simples entretenimento ou informação técnica sobre um produto.

Para chegar a um nível de maturidade na internet, a empresa precisa ter claros seus dados financeiros de receita para poder estimar a representatividade do marketing nos negócios o impacto nos lucros.



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.



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