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Os 4 passos fundamentais para criar um blog empresarial de sucesso

Muito se fala de blogs, cada um tem as suas ideias sobre a “melhor maneira de bloggar”… No entanto, o que realmente interessa é o resultado final. Na minha opinião, há 4 passos fundamentais que sem eles muito dificilmente irá ter um blog bem sucedido.

Antes de começar um blog para a sua empresa ao negócio deve refletir, avaliar e planear a sua estratégia de marketing de conteúdo, baseado nestes 4 partes principais:

 

  1.      Estudo de mercado

Será que você conhece bem o seu público-alvo? Serão homens? Mulheres? Crianças? Empreendedores? Trabalhadores do estado? Esta parte é fundamental! Não só criar um avatar para o cliente ideal, como também perceber se há ou não procura pelo conteúdo e/ou produto que pretende promover. Para fazer isso recomendo 3 ferramentas principais:

  • Google Keyword Planner, que nos ajuda a perceber o volume de pesquisa mensal que existe para várias palavras-chave.
  • Google Trends, que nos permite descobrir a evolução de pesquisas ao longo de um determinado tempo, tanto de 1 mês como para 10 anos. Isso é muito importante pois identificamos se é um mercado que tem evoluído ou não.
  • Facebook Audience Insights, uma das ferramentas mais poderosas do Facebook, nos permite saber tudo sobre os 1.200.000,000 de utilizadores ativos na maior rede social do mundo. Que páginas gostam, hábitos de consumo, idades, profissões, nacionalidade, tudo!

 

  1.      Criação de conteúdo

Assim que estivermos satisfeitos com os dados obtidos no estudo de mercado, avançamos para a criação do conteúdo. O blog precisa ter conteúdo escrito ou imagens e a integração com vídeos do YouTube também pode ser uma excelente estratégia.
A criação de conteúdo por vezes não é fácil. Eu sugiro que faça uma pesquisa dos top 10-15 blogs no seu mercado, de forma a descobrir quais aqueles que tem maior recepção por parte dos leitores. Ao abrir um site/blog você pode saber de maneira simples se os artigos têm curtidas e compartilhamentos nas redes sociais, quanto mais melhor. Depois é só uma questão de adaptar o conteúdo e torná-lo relevante para a sua marca e personalidade do blog.

 

  1.      Tráfego e promoção

Fazer um bom estudo de mercado e criar o melhor conteúdo do mundo não chega! É necessário saber promovê-lo. Felizmente, há mil e uma maneiras de promover o seu blog e seus diversos tipos de conteúdos. Entre Facebook, Twitter, Google SEO, PPC, Twitter, YouTube, Pinterest, etc… Fontes de tráfego não faltam, o que falta normalmente é saber usá-las corretamente.
No meu curso Como Ganhar Dinheiro com um Blog publicado no Udemy.com, descrevo em detalhes as melhores maneiras de publicar e promover o seu conteúdo na internet, para as principais fontes de tráfego.

 

  1.      Monetização

Por fim temos a monetização, ganhar dinheiro. Como qualquer outra estratégia de marketing e publicidade, temos que ver o blog como uma forma de estabelecer autoridade no nosso mercado, ganhar visibilidade, mas acima de tudo que se traduza em vendas. Há várias maneira de monetizar o seu blog, entre publicidade, marketing de afiliados, criação de produtos físicos e/ou digitais, entre muitas outras.
No curso mencionado acima, falo das estratégias que considero mais importantes e fáceis de implementar.

E pronto, são estes os 4 passos fundamentais para se estabelecer como uma autoridade, e criar um blog que gera receitas para o seu negócio. Se tiver interesse em aprender mais sobre blogging, recomendo que compre o curso que gravei com mais de 4 horas de conteúdo de vídeo (disponível nesta página https://www.udemy.com/ganhar-dinheiro-com-blog/). Caso tenha alguma questão não hesite em entrar em contato comigo através do meu Linkedin.

Gonçalo Costa



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.



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