Existem muitas maneiras de fazer o seu empreendimento sair na frente da concorrência, confira.
O varejo é um setor movido a competitividade não é mesmo? As empresas devem estar em constante movimento, buscando transformações e melhorias. Só assim é possível enxergar melhores oportunidades.
Estratégias
Após ter o seu plano de negócios estabelecido e sua empresa pronta para funcionar é hora de pensar nas estratégias para se destacar no mercado. E existem várias.
Curiosamente a maioria está ligada ao marketing, que é a alma da venda de qualquer produto ou serviço.
E uma das estratégias mais comuns entre as empresas, é o Trade Marketing, que tem como principal objetivo a maximização das vendas. Ele divide-se em quatro pilares, são eles:
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Sortimento
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Visibilidade
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Preço
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Promoção
O sortimento nada mais é do que a quantidade de itens que estão disponíveis na sua loja. Se existe mais de um ponto de venda é importante que os produtos delas sejam variados. Dessa forma o cliente pode escolher, aumentando sua rentabilidade. Uma boa gestão desses produtos pode evitar muitos prejuízos, como um estoque excessivo.
Se você tem duas lojas de produtos naturais, por exemplo, coloque marcas diferentes para vender nas duas. Forçando seu cliente a escolher você ou você.
Faça os produtos de maior giro terem melhor visibilidade dentro do seu estabelecimento. Se o cliente não encontra facilmente sua marca preferida pode substituí-la por outra ou até mudar de loja. Se concentre em deixar o produto certo exposto no lugar certo.
Com relação ao preço, uma dica de ouro: Procure trabalhar com três frentes de valores. A primeira com produtos de marcas líderes no mercado. A segunda, com preços intermediários. E a terceira que possa englobar todos os clientes de seu negócio.
As promoções estão cada vez mais estudadas, não apenas para atrair clientes quando seu negócio vai mal. Hoje é preciso entender as necessidades dos consumidores e o que você quer alcançar com a promoção. Só assim ela será bem sucedida. Nesse quesito, vale analisar as demandas sazonais e investir nelas.
Não perca sua concorrência de vista
É extremamente importante entender as estratégias de seus concorrentes. Isso permite que você prepare melhor e aproveite as oportunidades. Monitore o que acontece ao seu redor e veja os produtos que estão sendo utilizados, onde são comprados, etc. Dessa forma você pode ver o que funcionaria para você, seu negócio e seus clientes.
E o mais importante, aprenda com os erros alheios.