Para melhor entendermos e conhecermos os diferentes produtos e serviços de uma empresa e realizar um planejamento de marketing adequado, pode-se classificar estes produtos de diversas maneiras.
A primeira divisão importante que podemos fazer, de acordo com Churchill (2000) é entre os bens de consumo (aqueles destinados aos consumidores finais) e os bens industriais (aqueles destinados a organizações).
De acordo com estas duas classificações serão apresentadas a relação do composto de produto do mix de marketing com os outros 3 componentes (preço, praça e promoção), procurando esclarecer diferentes estratégias que as empresas podem adotar.
Consumo
Começando pelos bens de consumo, ou varejistas, aqueles que são comercializados diretamente para os consumidores finais, podemos classificar os produtos em quatro tipos diferentes, conforme a tabela abaixo.
Tipo |
Preço |
Promoção |
Distribuição |
Conveniência |
Baixo |
Massa |
Ampla |
Compra Comparada |
Médio |
Massa: Vendas |
Seletiva |
Especialidade |
Alto |
Massa: Venda Precisa |
Exclusiva |
Não Procurados |
Alto |
Específica |
Exclusiva |
Tabela 4 – Tipos de produtos de consumo
Conveniência
Temos primeiros os produtos de conveniência, que são aqueles comprados com alta freqüência, e que demandam também um mínimo esforço para serem adquiridos.
São produtos geralmente com baixo preço, além de que sua estratégia de promoção busca atingir a massa, ou seja, um público bem heterogêneo. Por isso, a distribuição destes produtos deve ser ampla, atingindo assim uma grande quantidade de clientes.
Churchill (2000) cita como exemplos alimentos, meias ou lavagem de roupas.
Compra Comparada
Este tipo de produto é comprado após algum esforço por parte dos clientes, que buscam comparar o produto em questão com diferentes alternativas. Um dos motivos para os clientes realizarem esta comparação é por que as conseqüências dos erros são maiores.
Normalmente os produtos de compra comparada possuem preços mais altos que os de conveniência, mas não muito altos, a estratégia de promoção continua sendo de atingir a massa, mas agora com um foco mais específico em vendas, e a distribuição passa a ser mais seletiva, pois agora o volume vendido é bastante inferior, tendo então de ser mais direcionado para seu público-alvo.
Churchill (2000) cita como exemplos os equipamentos eletrônicos, serviços de creche e também roupas de luxo.
Especialidade
Já neste caso, são os produtos que são, de alguma forma, comprados com uma menor freqüência, e por conseqüência são também mais caros.
No que diz respeito à promoção, esta é realizada muito mais direcionada para os consumidores, apesar de ainda se utilizar de veículos de comunicação de massa. A distribuição é exclusiva e possui pontos de venda específicos para a classe do produto.
Nesta situação, o cliente está mais disposto a se esforçar um pouco mais para obter o produto, da marca exata que deseja.
Churchill (2000) cita como exemplo as faculdades, casa ou automóveis.
Não-procurados
Por último, estes são produtos que os consumidores normalmente não irão procurar, ou muitas vezes produtos os quais estes consumidores não possuam nem conhecimento.
Para que estes produtos sejam vendidos, é necessário que o profissional de marketing crie nos clientes a necessidade do valor destes produtos.
Isto é especialmente importante no marketing internacional, quando muitas vezes diferenças culturais fazem com que produtos que em alguns países são altamente consumidos, em outros sejam totalmente desconhecidos.
Churchill (2000) cita como exemplo deste tipo de produto o seguro de vida e os exames de rotina para câncer de próstata.
Industriais
Após analisarmos os bens de consumo, iremos agora apresentar os tipos de produto industriais, que são também classificados de acordo com outros 2componentes do mix de marketing (preço e promoção), e também a decisão de compra por parte do cliente.
Tipo | Decisão de Compra | Preço | Promoção |
Instalações | Complexa, muitos membros | Não importante | Vendas Pessoais |
Acessórios | Rápida, menos membros | Normalmente não importante | Propaganda |
Matéria- Prima | Freqüente | Muito importante | Vendas Pessoais |
Serviços | Varia | Varia | Varia |
Tabela 5 – Tipos de produtos industriais
Instalações
Como primeiro grupo, temos os produtos classificados como instalações, que são os bens industriais não-portáteis, que são comprados, instalados e utilizados na produção de outros produtos e serviços.
Estes produtos passam por um processo de decisão de compra bastante complexo, pois muitos membros da empresa acabam envolvidos no processo de compra. O preço normalmente é alto, mas acaba não sendo um aspecto muito importante, já que estes produtos tendem a trazer bons retornos para as empresas. O processo de promoção é normalmente através de vendas pessoais, onde deve existir uma persuasão personalizada para cada um dos envolvidos no processo de compra.
Churchill (2000) cita como exemplos fornalhas e linhas de montagem.
Acessórios
Estes são equipamentos e ferramentas portáteis, utilizados no processo produtivo da empresa, mas que não acabam integrados ao produto final comercializado pela empresa.
Quanto à decisão de compra, esta é normalmente rápida, já que acaba possuindo poucos membros envolvidos na escolha de compra. O preço normalmente é baixo, e não muito importante no processo de compra.
O processo de promoção destes produtos, que atendem a vários tipos de empresa, normalmente é com a utilização da propaganda.
Churchill (2000) cita como exemplo empilhadeiras, chaves de fenda ou calculadoras.
Matéria-Prima
São os itens não-processados que são transformados em partes dos produtos acabados.
Quanto ao processo de decisão de compra, este acaba sendo simples por ser bastante freqüente, já que todo mês deve ser comprada matéria- prima para a fabricação.
O preço passa a ser extremamente importante, já que agora está envolvido com o custo variável (ou custo direto) de fabricação do produto, e irá influenciar os preços finais dos produtos da empresa.
Na maior parte das vezes, a promoção a ser utilizada deve ser as vendas pessoais, já que cada cliente possui volume diferente de compra, e condições e preços também variam muito de acordo com a demanda pelos produtos.
Churchill (2000) cita como exemplo trigo, cobre e algodão.
Serviços
E por último temos a situação mais específica dos serviços, que dão suporte às atividades da organização.
Como as empresas hoje em dia têm terceirizado boa parte de suas atividades, as estratégias de marketing a serem utilizadas junto à diferentes características do composto de marketing vão variar muito, seja em relação à decisão de compra, preço ou promoção.
Por isto mesmo este material dedica uma parte específica para os serviços, pois estes são hoje um dos grandes desafios do marketing.
Churchill (2000) cita como exemplos desde pesquisas de marketing, contabilidade e engenharia, até limpeza e envio de encomendas.
Gostei. Me ajudou em um trabalho de faculdade. Obrigada.
Gostaria de saber se vocês disponibilizaram artigos acadêmicos?
Foi de grande ajuda.
Obrigado.
Gostaria de observar que alguns dos exemplos dados estão incorretos. Alimentos e lavagem de roupas (a menos que seja uma situação emergencial), deveriam estar classificados como compra comparada, pois não são itens assim tão baratos e não se escolhe simplesmente qualquer um genericamente por impulso a maior parte dos casos. O mesmo ocorre com todos os exemplos dados em Especialidade; faculdade, casa e automóveis também são compras comparadas de maior valor agregado, a não ser que se busque uma instituição (no caso de faculdade) ou marca (no caso de automóveis) específicas, por sua credibilidade e independente do preço, o que as manteria em Especialidade.
Já roupas de luxo, bem como qualquer artigo realmente de luxo, escolhido pela marca que o cliente entende que possui atributos altamente distintivos, são especialidade.
Ajudou muito a terminar meu trabalho
Muito Obrigada 🙂
Na classificação de produto em relação a compra, como podemos classificar um serviço de locação de veículos.
Aguardo resposta.
quero 4 produtos
quero 4 produtos
gostei da matéria vai me ajudar muito sou estudante de marketing e relações públicas da universidade Eduardo Mondhane deixo o meu email [email protected] para me mandar qualquer material importante e para un intercâmbio.obrigado
Ola, Gostaria de ter dois exemplos de preço a conveniência de compra?