Na área do composto de marketing de produto, temos uma necessidade que hoje tem se tornado também muito importante para a evolução das empresas em novos mercados, que é a pesquisa e desenvolvimento.
A área de P&D é responsável pela realização da pesquisa de marketing como principal ferramenta para levantar informações a respeito das necessidades dos clientes.
Além disso é responsável pelo desenvolvimento dos novos produtos, que permitem com que a empresa crie novas fontes de receita ao adentrar novos mercados ou crescer dentro dos mesmos mercados em que já atua.
As pequenas empresas quase nunca tem um departamento específico para P&D, mas isto não tira a necessidade de que estas atividades sejam executadas, o que normalmente acaba ficando restrito ao departamento de marketing.
Vamos agora discutir alguns temas relevantes para a estruturação do trabalho de P&D para empresas de qualquer porte, discutindo tópicos como: os tipos de novos produtos, etapas do processo de P&D e lembretes importantes.
Tipos de Novos Produtos
No marketing, além de classificarmos os produtos os quais a empresa trabalha, também existe uma classificação para os novos produtos a serem lançados.
Churchill (2000) afirma que existem várias maneiras de se categorizar novos produtos, iremos então apresentar os principais tipos de novos produtos de acordo com o ponto de vista da empresa.
Produtos Novos para o mundo
Estes são os produtos-invenções, aqueles que não existiam anteriormente ao processo de pesquisa e desenvolvimento. Históricamente incluem produtos como: televisores, computadores ou impressores a laser. Em diversos casos são revolucionários e podem mudar o modo como as pessoas vivem e trabalham. (CHURCHILL, 2000)
Novas categorias da marca
Para Churchill (2000) estes são produtos novos para a empresa em questão, mas não novas invenções. Incluem como exemplo o primeiro shampoo da Procter & Gamble, ou a linha de produtos de peru da Sadia.
Adições à linha de produtos
Estes produtos são definidos como extensões de de linha de produtos já trabalhadas, como por exemplo: o sabão Omo Máquina, a Kaiser Light ou o Gol 4 portas (CHURCHILL, 2000)
Melhoria em produtos
“São produtos novos no sentido que representam versões alteradas de produtos já existentes” (CHURCHILL, 2000). Alguns exemplos podem ser: Carros com GPS, ou mesmo shampoos 2 em 1.
Reposicionamento
Produtos reposicionados são aqueles que passam a ser vendidos em novos mercados, ou ainda novos usos em um mesmo mercado. Churchill (2000) cita como exemplo o uso do bicarbonato de sódio como desodorizador de geladeiras, e também o desenvolvimento de lâminas de barbear Gillete Sensor também para mulheres, e não só homens.
Bom dia.
Desenvolvi um produto na area de limpeza domestica, urbana etc. no qual ele tira o mal cheiro do ar, basta borrifar e some o mal cheiro. e estou procurando parceria ou vender a formula do produto. como faço para ter esse contato com a P&D.
que tipo de produtos sao vendido nos PD’S