É fundamental que, depois de pegar o diploma, seja feito um planejamento de carreira, ainda mais para quem é um administrador, ter um plano faz com que se desenvolva uma trajetória de sucesso. A etapa da criação não é fácil e exige muita persistência e dedicação; é preciso retratá-lo de uma maneira sistemática, mas flexível, que se enquadre com a realidade da sua profissão.
O administrador é um profissional que atua no planejamento, gerenciamento e acompanhamento das atividades de uma empresa, seja na gestão de um negócio próprio ou não, ou como consultor independente. O campo de trabalho de um administrador é amplo em várias atividades no setor da economia, como comércio, indústria, serviços, setor público e outros.
Além da oportunidade do egresso atuar nos mais variados setores da economia, ele oferece diversas possibilidades de especialização, tanto pela experiência dos serviços prestados como por meio de cursos de pós-graduação.
O serviço ainda se estende, além de empreendedor e autônomo, o administrador pode exercer suas atividades em departamentos de marketing, recursos humanos, finanças, compras, produção, logística, planejamento estratégico, etc.
Estude, pesquise, saiba a área em que irá atuar e invista de forma consciente, e antes de tudo, busque contatos para que seu trabalho seja visto. Às vezes, os planos mudam, é normal; mas esteja ciente dessas mudanças que acontecem no mercado de trabalho e que afetam seu planejamento de carreira.
Planejar é algo que requer muita dedicação e entendimento, não é simples, não ocorre do dia para noite. Tenha sempre consciência de que o processo inicial pode levar algum tempo, mas que é essencial para que a carreira dê certo.