O que são
Os Indicadores da Qualidade, ou Indicadores da Satisfação dos Clientes, medem como o produto ou serviço é percebido pelo cliente e a capacidade do processo em atender os requisitos dos clientes. Podem ser aplicados para a empresa como um todo, para um processo ou para uma área.
Devem ser baseados em pesquisa de opinião e não em “achismos”. Podemos dividir os Indicadores da Qualidade em dois tipos: Indicadores da Não-Qualidade e Indicadores da Qualidade.
INDICADORES DA NÃO-QUALIDADE
Para os demais indicadores da Qualidade, não diretamente ligados ao índice de satisfação, devemos comparar a Qualidade do que foi produzido com o total produzido.
Estes indicadores podem ser definidos de duas formas, como Indicadores da Não-Qualidade ou Indicadores da Qualidade.
Para que possam ser calculados, suas fórmulas propõem que comparemos o que foi produzido (denominador) com:
• O que deixou de ser feito ou foi mal feito (numerador) no caso da Não-Qualidade
ou
• O que foi feito corretamente (numerador) no caso da Qualidade.
Por exemplo, poderíamos definir como um Indicador da Não-Qualidade de um processo o percentual de produtos produzidos com defeito, e defini-lo como:
INDICADORES DA QUALIDADE
Também conhecidos como Indicadores de Qualidade.
O resultado da aplicação deste indicador para um processo que produziu 2000 produtos dos quais 10 foram considerados defeituosos, é igual a:
Poderíamos definir o indicador deste processo da forma inversa, com um Indicador da Qualidade da seguinte forma:
Para o qual obteríamos, nas mesmas condições o seguinte índice:
Exemplos de Indicadores da Qualidade
INDICADORES DA NÃO-QUALIDADE
INDICADORES DA QUALIDADE
A comparação dos índices com os padrões é que vão indicar o estado dos processos.
A comparação do resultado obtido na medição de um Indicador da Qualidade, contra o índice padrão de aceitação definido para um determinado processo, é chamado de Eficácia.
Como o índice desejado na medição, é um Indicador da Qualidade de 100%, principalmente quando pensamos em termos de Qualidade Total, o número resultante da medida de um Indicador da Qualidade é o mesmo do da medição da Eficácia.
Também podemos definir a Ineficácia de um processo como:
Ineficácia = 100 – Eficácia
Nunca vi uma matéria tão objetiva e clara sobre qualidade.
Parabéns pelo artigo e explicação, atendeu minhas expectativas como leitora.
Texto muito bom. Me ajudou bastante na elaboração do meu artigo. Obrigada
Muito bom!! Só poderia atualizar as imagens que estão corrompidas, sem elas fica um pouco complicado de entender certas partes do texto. Mas me ajudou bastante!!
Obrigado por avisar! Imagens atualizadas!
PARABÉNS PELAS ESCRITAS! RECOMENDEI AOS DISCENTES DO CURSO DE EAS QUE ACESSEM E TREINEM.
Obrigado, Antonio!