Dicas de como ganhar dinheiro no Youtube e fazer a gestão do canal



O Youtube informou recentemente que mais de um bilhão de pessoas acessam o canal e, como qualquer um pode criar um canal na plataforma, ele se torna uma nova maneira ganhar dinheiro: com vídeos na internet.

 

A própria plataforma afirma que o objetivo é ajudar as pessoas a tornarem suas paixões em meios de ganhar dinheiro, e a base para qualquer canal é formada por quatro elementos: espectadores, criadores, anunciantes e o Youtube em si.

 

Manter uma frequência de postagem de vídeos novos e manter o público informado – como faz o Manual do Mundo – dos dias em que o canal tem novidades é uma das estratégias de conseguir seguidores. Ter conteúdo único, inclusive trilha sonora, são alguns dos critérios do Youtube para permitir que o canal gere adsense e publicidade.

 

Canais maduros como o Química em Ação, que oferece tutoriais e vídeo aulas de química para vestibular e reforço escolar, aproveitou que a ideia deu certo e acabou virando uma empresa que vende cursos de química online em seu site. O canal é uma isca para atrair novos alunos.

 

Assim como qualquer atividade, é preciso estabelecer uma rotina para que o canal não fique abandonado, afinal, os comentários podem surgir e você deve esclarecer dúvidas rapidamente, gerando um relacionamento com o usuário. Separar um tempo para definir o assunto dos novos vídeos, produzir, gravar e editar fazem parte dessa rotina, que deve ser somada ao tempo destinado ao relacionamento com os seguidores e o monitoramento das visualizações.

 

A Camila Coelho, por exemplo, conta com 1,6 milhões de seguidoras em seu canal. Muitos tutoriais de maquiagem surgiram como resposta aos pedidos dessas seguidoras. Estar atento às necessidades desse público, tendências e curiosidades, também faz parte de um bom material. O Manual do Mundo fala basicamente de curiosidades, DIY e experimentos e, muitas vezes aproveita para dar explicações científicas para os fenômenos que criou. Ele aproxima a ciência do cotidiano.

 

Os vídeos dos canais mais famosos nem sempre são perfeitamente editados, mas estar em uma boa resolução e áudio, faz total diferença. Imagine assistir um filme em que legendas e áudio estão atrasados ou que tem um ruído no fundo? Provavelmente você mudaria de canal.

 

E, por falar nisso, para começar um canal são necessários equipamentos como câmera, tripé e um computador que suporte programas de edição de vídeo. Quando o vlogueiro pretende fazer a manutenção do canal sozinho ele precisa de conhecimentos básicos de edição e familiaridade para apresentar-se na câmera. Empatia com o público é tudo, afinal a audiência precisa se identificar com o vlogueiro.

 

Ter um espaço para estúdio – controlar som ambiente, ter um painel no fundo – pode ajudar a criar uma identidade para o canal. Química em Ação, por exemplo, gravava sempre em frente a um quadro negro, já a Mimis (do Blog da Mimis) que aborda temas relacionados à vida saudável, grava receitas na própria cozinha e exercícios ao ar livre. Ana Maria Brogui tem mais de 300 vídeos ensinando receitas famosas possíveis de serem recriadas em casa. Receita da cebola do Outback, Doritos e Kinder Ovo são alguns dos títulos.

 

A maioria dos canais também tem um blog, assim funcionam como via de duas mãos, onde o blog direciona leitores pro canal e vice-versa. E como os canais no Youtube são totalmente customizáveis, dão autonomia para que o dono do canal escolha o tipo de publicidade que quer em seu canal, como anúncios antes e durante o vídeo.

 

Seja o Acidez feminina, que aborda relacionamento e sexualidade feminina, ou a Karin Bachini que aborda o mundo nerd feminino, todos tem uma identidade muito bem definida de assuntos abordados e temas especiais. Muitos optam por uma abertura – nem sempre profissional, mas que dão a cara do canal.

 

Para se aventurar no Youtube como fonte de renda é preciso ter afinidade com um tema, com a câmera e com uma rotina bem definida. Para os novos canais, usar adsense como estratégia para conseguir mais seguidores é quase que obrigatório, já que os resultados orgânicos podem demorar muito para aparecer.

 

Monte uma estratégia de ação, analise os resultados e verifique se a projeção soa promissora. Obedeça as diretrizes do Youtube para que seus vídeos não sejam punidos – e retirados do ar, conheça seus seguidores e utilize as boas práticas recomendadas pela plataforma a seu favor: descrição do vídeo, url do blog, tags e resolução. O Youtube oferece tutoriais para produtores de conteúdo e para acessar a Escola de Criadores, clique aqui.

 

Outro material de referência é o Livro de Criação do Youtube para Marcas, acesse aqui. A rotina de postagem precisa ser informada aos seguidores e, temas especiais podem ser divulgados com antecedência, como teasers. Antes de se dedicar full-time para o canal, faça experiências e estabeleça metas de rentabilidade. Somente quando o canal se equiparar à sua renda fixa, você pode considerar assumi-lo integralmente.

O Kenneth Corrêa também tem um canal no Youtube sobre gestão, que vale a pena conhecer:



Comentários

  1. Ana Dias disse:

    É verdade! Além do trabalho absurdo que dá fazer a produção de vídeos, o aspirante a youtuber precisa saber gerir bem o canal para que o mesmo cresça.

    E nem todos tem está capacidade!

    Bjs

    Ana Dia Cavalcante

  2. Excelente Artigo !!! Sempre visito este blog, e tenho aprendido muitas coisas legais aqui neste blog, sempre tem informações e dicas interessantes, muito bom…

    Parabéns !!!!

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