Após a elaboração da primeira versão do questionário, essa é a uma fase de teste quanto à validade e qualidade do questionário elaborado.
Lima e Stano (2004) sugerem que aequipe de recursos humanos e/ou a empresa responsável façam umaverificação do questionário elaborado, observando se todas as perguntas são válidas para todos os pesquisados, e se os conteúdos abordados nas questões são corretamente interpretados.
Na validação é aplicado o instrumento em um grupo de funcionários. Deve-se notar a adequação quanto a forma, conteúdo e interpretação das perguntas. (LUZ, 2003).
Sugere-se a aplicação do teste piloto a um grupo de no mínimo 10 pessoas, para que se tenha uma avaliação do questionário vinda de diferentes pessoas, oriundas de diferentes departamentos.
Muitas pessoas deixam de realizar o teste piloto, normalmente por levar tempo (e normalmente os prazos são apertados), mas é uma etapa do processo que não pode ser ignorada, já que é onde surge a oportunidade de, antes da aplicação maciça, possam ser identificados pequenos (ou até grandes) problemas.
Estes problemas podem até não atrapalhar na hora da aplicação do questionário, mas no momento de tabular podem surgir problemas que comprometem todo o resultado da pesquisa.
Pode-se identificar na fase de testes se existe alguma variável a mais a ser verificada que não tenha sido abordada no questionário, ou se o conteúdo contempla todos objetivos estabelecidos.
Com a validação do questionário concluída, torna-se necessário definir os parâmetros das respostas quanto a satisfação/insatisfação dos funcionários.
Considero muito importante essa pesquisa, uma vez que ela contribuirá para embasar a realização de todos os programas do SESMET (Serviço de Saúde e Medicina do Trabalho) em cumprimento às Norma Regulamentadoras do Ministério do Trabalho.