A aplicação de uma nova pesquisa de clima organizacional, torna-se necessária para avaliar os efeitos dos planos de ações implantados e a satisfação dos funcionários em relação as mudanças ocorridas ao longo do tempo.
As medições adequadas e o emprego de ciclos abreviados de re-controle possibilitam as pessoas da empresa detectarem e corrigirem desenvolvimentos indesejáveis, operando de forma mais produtiva e também mais satisfatória. (LIKERT, 1971)
Caso a empresa não tenha executado adequadamente as propostas de ações, provavelmente as mesmas variáveis apresentarão resultados críticos de insatisfação, quando analisadas na próxima pesquisa.
Esse ciclo de medição do clima organizacional permite a empresa a sempre estar em contato com o sentimento de seus funcionários em relação a empresa, permitindo identificar os pontos mais agudos.
Sugere-se que a aplicação da pesquisa seja feita duas vezes por ano, normalmente antes do final de cada semestre. Os meses de maio e outubro são excelentes para o início do processo, para que os resultados saiam ainda antes do final dos meses de julho e dezembro. É claro que isso pode variar também, de acordo com o porte da empresa.
A empresa pode avaliar o clima organizacional semestralmente, e verificar as variáveis pesquisadas anteriormente, além de acrescentar novas variáveis. Deve-se tomar cuidado para que não se altere as variáveis a cada pesquisa, pois fica difícil de comparar duas variáveis que avaliem aspectos diferentes.