Com todo este movimento ao redor do mundo, o conhecimento adquirido em gerenciamento de projeto passou a ser discutido em congressos, onde se tomou a decisão de se crirar o Project Management International, fundado em 1969.
Desde a fundação do PMI® – Project Management Institute (Instituto de Gestão de Projetos), em 1969 na Filadélfia, Pensilvânia EUA (XAVIER, 2005, p.3), por Jim Snyder com mais quatro voluntários nos EUA. A Administração de Projeto, Gerenciamento de Projeto, Gestão de Projeto ou Metodologia, seja qual for à denominação, hoje empresas de diversos segmentos reconhecem a importância da sua aplicação, das habilidades, os conhecimentos técnicos relacionado aos objetivos direcionados ao projeto pré-defindos pelos stakeholders (MAXIMIANO, 2002, p.61; HELDMAN, 2005, p.4).
O Brasil, depois dos Estados Unidos, foi o primeiro país a constituir um Chapter (o Chapter é a filial do PMI nos diferentes locais), no início dos anos 80.
Porém em 1984 foi destituído o Chapter Brasil. Após 14 anos, em São Paulo, com a expansão e as necessidades dos conhecimentos e suas aplicabilidades, foi aberto o Chapter São Paulo, e já no ano de 1999 foi a vez do Estado de Rio de Janeiro, e com a constante preocupação do avanço da tecnologia de Sistemas de Informações, e com a demanda exigente das organizações patrocinadoras por propostas e prestações de contas consistentes e com melhores resultados dos projetos, com a escassez dos recursos financiadores e a constante necessidade de otimizar a utilização do recurso físico e financeiro alocado ao projeto.
Por isso, em agosto de 2003, no Rio de Janeiro, oficializou-se a criação do Chapter PMI®-RJ, que atuou e disseminou pelo Brasil afora, as melhores ferramentas na execução e da boa utilização do Gerenciamento de Projeto.