PMBoK – Guide to the Project Management Body of Knowledge



Uma das primeiras iniciativas com a criação do PMI, foi estabelecer um documento que criasse uma linguagem comum, internacionalmente, para todas as entidades que trabalhavam com Gestão de Projetos.
Esta linguagem fora bastante discutida entre os primeiros membros, onde optou-se pela criação do PMBoK (Guide to the Project Management Body of Knowledge), ou, em português, o Guia para o conhecimento em Gestão de Projetos.
Segundo a tradução livre do PMBOK® (2002), disponibilizada pela internet pelo PMI®-MG, podemos defini-lo como:

Uma denominação que representa todo o somatório de conhecimento dentro da profissão de gerência de projetos. Gerenciado pela Organização PMI®, utilizado como padrão em diversas indústrias, como a da Construção Civil e em diversos setores da Indústria de Software. Qualificada pela ISO 10.006.

Já o PMI®-SP, esclarece a exemplificação do que é esta ferramenta:

O “Project Management Body of Knowledge” (PMBOK® Guide) é um termo que abrange o universo do conhecimento da profissão de Gerenciamento de Projetos. Este universo de conhecimento vem dos praticantes e acadêmicos que utilizam e desenvolvem tanto as práticas amplamente testadas e aprovadas quanto aquelas modernas e inovadoras, com aplicação mais restrita.

Assim, o PMBoK é um guia genérico de conhecimento, apresentando as melhores técnicas e práticas para gerenciamento de projetos.
O PMBoK foi também bastante importante para servir como base para os futuros programas de educação (cursos) na área de Gestão de Projetos, onde é utilizado até hoje em dia como base.



Uma Comentário

  1. […] PMBOK® é subdividido em nove áreas de conhecimento (também chamadas de gerências), que serão […]

Comente