Áreas do Conhecimento em Projetos



O PMBOK® é subdividido em nove áreas de conhecimento (também chamadas de gerências), que serão apresentadas brevemente.

Estas mesmas nove áreas serão discutidas detalhadamente no Módulo IV, pois são o ponto central deste material, que buscará apresentar cada uma das dimensões do gerenciamento de projetos.

As gerências são divididas em primárias e secundárias, com a gerência de integração sendo responsável pela interação entre todas as áreas, de acordo com a figura 2.

Áreas de Conhecimento em Projetos

Figura 2 – As nove áreas de conhecimento em projetos

Fonte: Ávila, 2008

 

De forma alguma o nome secundárias quer dizer que as respectivas gerências sejam menos importantes, mas quer dizer que elas dão suporte às outras quatro gerências primárias, que tratam do núcleo do projeto.

Gerências Principais

Escopo

A gerência de escopo é a área que define os processos que buscam garantir que o projeto execute todo e apenas o trabalho necessário para entregar o produto designado com sucesso.

Tempo

Já a gerência de tempo é constituida por processos que buscam garantir que o projeto será completado dentro do prazo previsto.

Custos

A gerência de custos é a área que cuida das atividades desenvolvidas para que o projeto seja finalizado dentro do orçamento previsto.

Qualidade

E a última gerência primária, a de qualidade, inclui os processos que garantem que o projeto satisfará as necessidades dos stakeholders as quais ele fora criado para satisfazer.

Gerências Secundárias

Recursos Humanos

A gerência de recursos humanos é a área que descreve as ferramentas necessárias para se ter um melhor aproveitamento de todas as pessoas envolvidas no projeto.

Comunicações

Já a gerência de comunicações descreve os processos que buscam garantir a geração, coleção, disseminação, armazenamento e disponibilização das informações do projeto no tempo e na forma adequada.

Riscos

A gerência de risco descreve as atividades que se referem à identificação, análise e respostas a todo e qualquer risco que possa influenciar o projeto.

Suprimentos

A gerência de suprimentos (ou aquisições) é a área que descreve os processos de aquisição de materiais e serviços externos à organização, para garantir a correta evolução do projeto.

Integração

E, por último, a gerência de integração inclui as atividades realizadas para garantir que os vários elementos do projeto estão devidamente coordenados.



Comente