Etapa 9 – Relatório de Feeback para os Funcionários



Após concluir todo o processo de análise de resultados, a intenção é que os resultados sejam conhecidos por boa parte da equipe da empresa.

Para uma boa demonstração dosresultados colhidos, esta etapa se caracteriza pela elaboração de vários relatórios e a divulgação dos resultados.
Luz, (2003) sugere que:

1. Os relatórios devem ser detalhados com os resultados de cada variável e setor pesquisada;
2. É imprescindível o uso de gráficos para representar a discrepância dos resultados;
3. Os comentários dos gráficos devem ser coesos e ressaltar os pontos positivos que a empresa apresenta, assim como os negativos;
4. Os comentários também sugerem as medidas que a empresa deve tomar para mudar os pontos negativos;
5. Aproveite alguns tipos de tabulações sugeridas para representar de forma mais ampla os resultados.

Um dos erros muito comuns é a utilização em excesso dos gráficos. Estes não tem de ser utilizados sempre, mas só quando são um complemento visual para as informações em questão.

Muitas pessoas optam por utilizar gráficos de pizza para toda e qualquer questão, quando na verdade o gráfico de pizza é mais útil quando se trata de uma comparação da proporção de respostas entre duas variáveis (sexo por exemplo, x% masculino e y% feminino).

Os gráficos devem ser usados de acordo com sua função, e o quadro abaixo, desenvolvido por Andrew Abela, do site Extreme Presentation, e traduzido pelo autor deste material, ajuda na escolha correta do gráfico, de acordo com o tipo de função a ser desenvolvida:

Tipos de Gráficos para os tipos corretos de dados

Tipos de Gráficos para os tipos corretos de dados

Figura 4 – Sugestão de gráficos – Uma idéia inicial
Fonte: http://extremepresentation.typepad.com/blog/2007/06/chart_selector_.html – 2007

Já quanto à divulgação dos resultados após a elaboração do relatório, é fundamental que seja bem executada e utilize vários canais de comunicação.
Inicialmente deve-se comunicar os resultados a diretoria, pois pode ocorrer que a diretoria censure a divulgação de alguma situação crítica.

Posteriormente, procure cada gestor ou gerente e divulgue as respostas a eles com os resultados específicos de seu setor. Este passo é importante, já que muitas vezes ajuda que esses gerentes melhorem seu desempenho, de acordo com os problemas identificados na pesquisa.

O próximo passo é utilizar os meios de comunicação existentes, para a divulgação dos resultados, como:

– jornal interno;
– blogs;
– murais;
– reuniões com os funcionários.

Esta última é a mais recomendada, já que o contato direto da equipe responsável pela divulgação dos resultados (que deve necessariamente envolver os responsáveis pela aplicação da pesquisa) com os funcionários que responderam à pesquisa, acaba por melhorar o impacto dos resultados, e a conseqüente análise individual dos funcionários.

E, para a melhor credibilidade da empresa, a divulgação dos resultados já deve conter as decisões da empresa para melhorar os pontos críticos apresentados.

Após a divulgação para toda empresa, os funcionários provavelmente estarão esperando propostas de melhorias, e é essa a etapa seguinte.



Comentários

  1. Catia Duarte Lopes disse:

    Gostei muito de poder contar com sete site.
    Tenho certeza que muitas empresas precisam conhecer e divilgar
    Obrigad

  2. Maria de Lourdes Silva disse:

    Realizei uma pesquisa de Clima Organizacional entre 34 pessoas de um orgão público e todo o meu planejamento foi feito acessando este Site. “Degustei” todo o seu conteúdo, escrito em linguagem clara e de fácil entendimento. Sou leiga no assunto mas a leitura de todos os tópicos foi suficiente para que o meu trabalho possa ser considerado “experiência exitosa”.A tabulação dos dados foi feita por um programa especifico da minha área de atuação( saúde)denominado formSUS, por meio do qual a coleta de dados foi automática, imediata. Quando o último formulário foi preenchido já tinhamos os resultados contabilizados, inclusive seus percentuais. Terei dificuldade para a interpretação dos resultados. Eu poderia contar com a contribuição “GRACIOSA” de algum especialista?
    Agradeço.
    Lourdes

  3. Ana Elizabeth Alves de Castro disse:

    realizei pesquisa de clima com 40 colaboradores estou em duvida faço relatório
    item por item da pesquisa ou geral do que foi captado.

  4. Aparecida Parlato disse:

    Kenneth, precisei conhecer um pouco sobre o assunto e seus artigos foram muito úteis para que eu me situasse. Obrigada e parabéns pelo blog!

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