O mercado futuro brasileiro é representado pela BM&F, Bolsa de Mercadorias e Futuros, tendo esta grande representação mundial.
Na BMF os contratos futuros ficam divididos em derivativos financeiros e agropecuários. Os financeiros têm como representantes o contrato futuro de ibovespa, o ouro, taxa de juros, taxa de câmbio e título da divida externa; já o agropecuário envolve contratos futuros de açúcar, álcool, boi gordo, bezerro, algodão, milho, soja, café arábica e café robusta conillon. Apesar da variedade de contratos os mais negociados são os financeiros, especialmente dólar e ibovespa.
Já os agropecuários são mais usados para fazer hedge, o que também acontece no mercado financeiro, no entanto, a figura do especulador não fica fortemente caracterizada no mercado agropecuário da BMF, ao contrário do que se da nos EUA.
Além dos contratos padrões a BMF disponibiliza alguns contratos chamados de mini contratos, para dar oportunidade para os investidores pessoa física. Para negociar os mini contratos futuros o investidor tem que utilizar o web trading, programa feito pela própria BMF.
No mercado futuro, os contratos têm uma data de vencimento pré-determinada, fazendo com que o preço negociado nos contratos seja uma expectativa de preço do ativo na data de vencimento do contrato negociado.