O licenciamento é uma forma simples de se envolver no marketing internacional. O licenciador emite uma autorização para uma empresa externa para utilizar-se de um processo produtivo, marca registrada, patente, segredo comercial ou qualquer outro item de valor, sob a condição do pagamento de uma taxa, ou royalty. O licenciador consegue entrada em um novo mercado bom baixíssimo risco, o licenciado conquista a expertise da produção de um produto e/ou marca bastante conhecidos.
Kotler e Keller (2006) afirmam que o licenciamento possui algumas desvantagens em potencial. O licenciador tem menos controle sobre o licenciado do que sobre suas próprias instalações de produção e vendas. E mais, se o licenciado tiver muito sucesso, a firma vai ter desistido daquele lucro, e, quando o contrato acabar, poderá descobrir que criou um concorrente.
Para evitar isso, o licenciador normalmente mantém-se como único fornecedor de alguns ingredientes (como o McDonald’s e Coca- Cola), mas melhor estratégia do que limitar o fornecimento é manter-se sempre líder em inovação, para que o licenciado continue dependente de você.
Muito bom este texto.. Estou cursando MBA – Gestão em Serviço de Saúde e m ajudou muito a entender esse conceito de Licenciamento exterior.