O fenômeno da globalização das economias e também a internacionalização dos negócios fez com que os mercados estrangeiros passasem a se tornar alvos estratégicos para empresas que atuavam exclusivamente em mercados domésticos. O processo de internacionalização, seja através da expansão das operações em mercados internos, ou na aquisições de insumos ou serviços, parece ter se tornado uma necessidade para as organizações, devido aos mercados cada vez mais competitivos.
A globalização é um processo econômico, político, geográfico e social que trouxe a possibilidade das organizações acessarem novos mercados, antes inexplorados, e agora passa a ser facilitado principalmente devido à queda das barreiras tarifárias e não- tarifárias, e mesmo a queda das barreiras técnicas. Assim, para que as empresas possam então se aproveitar destas novas oportunidades, e ainda reduzir ou eliminar as ameaças também presentes neste novo cenário, surge o desafio da internacionalização.
Neste novo cenário, o marketing internacional torna-se uma área do conhecimento essencial para a inserção das empresas no contexto dos complexos mercados internacionais. E também, sabe-se que o desconhecimento das ferramentas de marketing internacional é uma das principais causas de falhas nos processos de internacionalização das empresas brasileiras.
No processo de análise do ambiente externo de marketing, não podemos deixar de considerar o processo de globalização, como fator gerador, ou muitas vezes catalisador, da internacionalização das empresas.