Além destes aspectos já abordados, a organização também deve se atentar aos processos e às mudanças sociais, não deixando de analisar os valores, crenças e comportamentos da sociedade em questão. Mudanças do ambiente social podem tornar-se grandes desafios às empresas, principalmente se levarmos em consideração a questão da globalização.
Churchill (2000) afirma que, para realizar a descrição do ambiente social, é importante analisar dados demográficos básicos. A demografia é o estudo das características de uma população humana, incluindo, por exemplo: idade, índice de natalidade, índice de mortalidade, estado civil, instrução ou distribuição geográfica.
Deve haver uma preocupação de que a análise vá além de um único fator demográfico, considerando todos os fatores que podem influenciar o ambiente social, por exemplo: não é suficiente saber apenas quantas pessoas vieram do Rio de Janeiro em um determinado ano, você terá informações muito mais precisas se conseguir segmentar (dividir) estas pessoas em grupos de acordo com a profissão (aposentadas), estado civil (solteiros) ou fatores econômicos (nível de renda), que justifiquem que estes clientes façam refeições em restaurantes.