Análise do Ambiente Natural Global



Churchill (2000) conceitua o ambiente natural como aquele que “envolve os recursos naturais disponíveis para a organização, ou ofertados por ela”. A capacidade de uma organização de oferecer bens e serviços aos clientes é também influenciada por diversos fatores, por exemplo, pelo clima da região onde está localizada a indústria, ou a cidade onde está localizado determinado comércio. Além disso, a organização influencia também o ambiente natural, quando gasta recursos, conseqüentemente aumentando ou diminuindo a poluição atmosférica.

Para realizar o processo produtivo, as empresas necessitam de recursos naturais. A disponibilidade dos produtos pelo preço que é cobrado dos clientes depende diretamente da disponibilidade dos recursos naturais envolvidos, que podem até ser escassos, principalmente quando a demanda é maior que a oferta (capacidade instalada de produção).

Muitas vezes, a preocupação com aspectos ambientais é não só necessário para a sobrevivência a longo prazo da humanidade (conforme discutido na ECO- 92, Rio de Janeiro), mas muitas vezes acaba por ser uma opção lucrativa. A responsabilidade ambiental pode também beneficiar uma organização das mais variadas maneiras.

O primeiro motivo é que a responsabilidade ambiental é um valor comum aos valores de várias pessoas. Para Churchill (2000), “alguns consumidores sentem-se melhor comprando um detergente ou ar- condicionado que não prejudique o meio ambiente”.

Os clientes das empresas podem também adquirir produtos ecologicamente corretos para reduzir as despesas de tratamento do lixo, ou também pela necessidade de respeitar leis ambientais, e o resultado desta operação é muitas vezes além das expectativas.



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