O estudo do comportamento dos consumidores fornece a base para que o profissional de marketing atue de modo a satisfazer as necessidades e vontades de seu mercado-alvo, além de contribuir para o processo de troca.
Compreender os consumidores e o processo de consumo proporciona uma série de benefícios. Entre esses benefícios, segundo Mowen e Minor (2003) estão o auxílio aos gerentes em suas tomadas de decisão, o fornecimento de uma base de conhecimento a partir do qual os pesquisadores de marketing podem analisar os consumidores, o apoio aos legisladores e controladores na criação de leis e regulamentos referentes à compra e à venda de mercadorias e serviços e o auxílio ao consumidor médio na tomada de decisões de compra.
Os autores Schiffman e Kanuk (2000) ressaltam que como consumidores, nos tornamos mais sábios, ou seja, melhores consumidores, pois nos beneficiamos de percepções acerca de nossas próprias decisões. Considerando a argumentação do mesmo autor, as empresas se beneficiam, pois tornam-se capazes de “predizer a probabilidade de os consumidores reagirem a vários sinais informacionais e ambientais, e, portanto, podem planejar suas estratégias de marketing coerentemente”.
Ao destacar a importância de estudar o comportamento do consumidor, Sérgio Dias (2004) ressalta que o profissional de marketing deve se atentar mais aos tipos de clientes, suas necessidades e expectativas de atendimento e no relacionamento que deseja ter com eles. Ainda de acordo com Dias (2004), a partir dessas informações é que se deve focar na mídia, propaganda, promoção e estratégias de comercialização.
eu gosta de saber como é que marketing manager da divisão de um banco aplicaria o conceito de valor para o cliente ,satisfação e manutenção de cliente
É Milucy.
Você fez a pergunta há mais de um ano e nada de resposta.
Aliás, copiar, colar texto, é fácil para manter “açunto” no site.
Agora, responder o que não conhece, é melhor ficar quieto.
Olá amigos Milucy e Josginho, tenho estado bem corrido, e tido pouco tempo para responder à todas as perguntas do site.
Já que o Josginho não contribuiu muito com a resposta à Milucy, e a pergunta dela pareceu bem específica, vou ver se consigo contribuir.
Sobre o Marketing Manager da divisão de um grupo, sem dúvida ele precisa ter uma orientação estratégica do banco, ou seja, um planejamento estratégico que ajude a definir diretrizes. Em cima destas diretrizes, o marketing manager precisa estabelecer programas de captação, satisfação, manutenção e retenção de clientes, agora sim orientados para valor.
Neste artigo explorei o conceito geral de orientação a valor: https://administracaoegestao.com.br/marketing-internacional/principios-basicos-das-empresas-orientadas-para-o-valor/
Ou seja, estar em constante contato com estes clientes, e procurar sempre oferecer qualidade que vá além das expectativas daquele cliente. Isto vai valer para os clientes da divisão específicas, e nunca devem perder o vínculo com a estratégia global do banco.
Foi maravilhoso pude aprender muito sobre o comportamento do consumidor,e o conteúdo foi de acordo com o que pretendia saber,e esta bastante claro nas abordagens. obrigado