Reunimos algumas dicas práticas para ajudar na criação de logo da sua micro e pequena empresa. Confira:
1- Entenda o seu público alvo:
Defina quem é realmente o seu cliente! Temos a tendência em aumentar o máximo possível nosso campo de ação e isso tecnicamente não está errado, porém quanto mais foco tiver, melhor será sua comunicação. O seu produto será mais customizado para o seu cliente que mais facilmente serão fieis, no caso, isso é a base para criar uma personalidade para sua marca.
2- Crie uma personalidade para sua empresa:
A base conceitual de toda sua identidade visual é alinhar sua visão de negócio com a expectativas e desejos do seu público alvo, faça então as seguintes perguntas:
O que os seus cliente realmente desejam?
O que eles irão resolver ou que sentimento terão consumindo seu produto?
Quais expectativas eles devem ter e se serão cumpridas?
O que deseja que seja a cara do seu cliente?
Quais diferenciais de mercado terá?
Com isso, começará a criar uma personalidade e características que farão com que sua marca, criando assim uma forte aproximação com o mercado consumidor. Você também pode buscar alguns logotipos famosos para se inspirar.
3- Use as cores ao seu favor:
Existem diversos estudos que falam das reações e sentimentos que as pessoas tem com as cores, logo percebemos que as cores no marketing tem significados e devem ser usadas de forma estratégica para transmitir o conceito que considera ideal para o seu publico alvo, por meio das cores conseguimos dar mais sofisticação, leveza, curiosidade, desejo e muito mais.
4- Simplifique – Menos é mais:
Não use a sua logo como um item de divulgação, é um erro grave querer incluir muitas informações, frases, fotos, sua logo é a base de todo o material que irá usar, como base de conceito, usando as fontes, cores e o próprio estilo. Com isso evitar que outros itens chamem mais atenção do que sua própria identidade e aumenta a fixação da marca.
5- Tipografia
Cuidado com fontes pouco profissionais, modernas demais ou até mesmo simbologias que compõem as fontes diretamente, isso evita que o seu cliente fique confuso com relação ao seu nome, nesse ponto clareza e objetividade falam mais alto!
6- Símbolos
Existem diversas formas e estratégias de se usar um símbolo na sua logo. Para algo mais exclusivo e conceitual o ideal é criar um símbolo único que seja a composição dos conceitos que deseja ou, caso queira algo bem simples e objetivo, o ideal é aplicar símbolos que facilmente demonstram o mercado em que está inserido.
*Carmelo Queiroz é administrador de empresas e co-fundador do site Logovia.
Gostei muito do conteúdo. Parabéns !