É de fundamental importância na realização de controles financeiros, a distinção entre os fluxos de caixa da propriedade rural, que são os gastos que a empresa rural realiza para sua atividade, e o fluxo de caixa do proprietário, ou seja, os gastos pessoais que o dono da empresa rural realiza em sua vida particular, que necessariamente devem ser elaborados separadamente.
O objetivo do fluxo de caixa é determinar os ingressos e saídas de dinheiro num espaço de tempo, possibilitando a previsão de prováveis faltas de capital (dinheiro) para cobrir obrigações (contas a pagar) no futuro.
Mencionamos logo abaixo algumas das principais razões para utilizar o fluxo de caixa como avaliação de gestão da empresa:
· Conhecer antecipadamente (planejamento estratégico) os principais recebimentos e pagamentos e sua real importância no período específico considerado.
· Avaliar se o recebimento das vendas é suficiente para cobrir os gastos assumidos e previstos no período considerado.
· Avaliar o melhor momento para efetuar investimentos como criar compromissos com fornecedores em função dos prazos de pagamento e da disponibilidade de caixa.
· Avaliar o momento mais favorável para realizar as vendas visando melhorar o caixa do negócio.
Os principais recursos controlados pelo fluxo de caixa de uma empresa rural estão expostos nas tabelas logo abaixo, constituindo uma fórmula simples de: ENTRADAS (-) SAÍDAS = SALDO
é interesante gostaria de ter acesso o que faço?
[…] Administração Rural – Fluxo de Caixa Pessoal versus … – … a distinção entre os fluxos de caixa da propriedade rural, … É de fundamental importância na realização de controles financeiros, … […]