Controles Econômicos dos Custos Agropecuários



Para entendermos melhor como realizar o controle econômico dos custos de nossa empresa rural, é necessário inicialmente classificarmos as principais modalidades de entradas e gastos existentes, para que posteriormente seja possível calcular separadamente e finalmente avaliar o resultado econômico.

 

RECEITA: A receita representa o resultado da atividade gado de corte em valores monetários, sendo, portanto, a multiplicação do preço de mercado da arroba pela quantidade produzida. 

Em muitas atividades agrícolas, o processo de produção produz vários produtos. Nesse caso, a receita representa o valor correspondente ao produto principal e dos demais produtos ou até mesmo subprodutos.

Todas as receitas da atividade devem ser consideradas. Em se tratando da atividade gado de corte, as receitas são provenientes da venda dos animais e do esterco produzido por eles.

 

CUSTO: correspondem aos valores gastos com a produção de produtos, envolvendo também gastos com a criação de animais e cultivo de culturas temporárias e permanentes.

 

DESPESA: são valores gastos com a comercialização e administração das atividades empresariais (rurais). Normalmente, são gastos mensais.

 

INVESTIMENTO: são valores aplicados na aquisição de bens utilizados nas atividades empresariais por vários períodos. Exemplos: equipamentos, veículos, culturas permanentes, gado reprodutor…etc.

 

PERDAS EXTRAORDINÁRIAS: são aquelas decorrentes de incêndios, geadas, inundação, granizo, tempestades, secas, doenças e outros eventos desta natureza.



Comente