Nas tabelas que se seguem foram adotados o período diário como exemplo principal, podendo também como exemplo mais apurado realizar o controle semanal.
Para entendermos melhor sua composição, esclarecemos logo abaixo, cada item do fluxo de caixa:
Saldo Inicial: é o valor constante no caixa no início do período considerado para a elaboração do Fluxo. É composto pelo dinheiro na “gaveta” mais os saldos bancários disponíveis para saque.
Entradas de Caixa: correspondem às vendas realizadas à vista, bem como a outros recebimentos, tais como duplicatas, cheques pré-datados, faturas de cartão de crédito etc., disponíveis como “dinheiro” na respectiva data.
Saídas de Caixa: correspondem a pagamentos de fornecedores, pró-labore (retiradas dos sócios), aluguéis, impostos, folha de pagamento, água, luz, telefone e outros, entre eles alguns descritos em nosso modelo.
Saldo Operacional: representa o valor obtido de entradas menos as saídas de caixa na respectiva data. Possibilita avaliar como se comportam seus recebimentos e gastos periodicamente, sem a influência dos saldos de caixa anteriores.
Saldo Final de Caixa: representa o valor obtido da soma do Saldo Inicial com o Saldo Operacional. Permite constatar a real sobra ou falta de dinheiro em seu negócio no período considerado e passa a ser o Saldo Inicial do próximo período.
Boa tarde
Poderia me informar se voce tem modelos de planilhas como fluxo de caixa, TIR ( TAXA INTERNA DE RETORNO ), PAYBACK,…
Gostaria de dar uma olhada, se tiver e puder me enviar , agradeço.
Obrigado
Rafael Contieri
Olá Rafael,
Acredito que esta disciplina gratuita, com vídeos: PROJETOS AVANÇADOS DE INVESTIMENTO possa ajudar.