A Bolsa de Valores do Rio de Janeiro foi a primeira bolsa a ser fundada no Brasil. Antes do início formal de suas operações, em 1845, os negócios – com produtos como fretes de navio e mercadorias de importação e exportação – eram realizados em uma espécie de pregão ao ar livre e os corretores eram chamados zangões.
As atividades das Bolsas e corretoras dos estados brasileiros foram regulamentados em 1934. A partir das reformas que institucionalizaram o sistema financeiro nacional em 1964, as Bolsas de Valores assumiram as características atuais.
Com a evolução do mercado acionário, acordos de integração, a partir de 2000, transferiram a negociação de ações no País para a Bolsa de Valores de São Paulo. Em 2002, a Bolsa de Mercadorias & Futuros adquiriu os títulos patrimoniais da BVRJ, passando a deter os direitos de administração e operacionalização do sistema de negociação de Títulos Públicos, o Sisbex.
Atualmente a Bovespa possui em torno de 600 empresas cadastradas, mais somente umas 100 possuem liquidez suficientes para operar com tranqüilidade.
Fantastic article, dude! Thankyou so much for your work!