Essa é uma das primeiras perguntas quando as pessoas começam a se interessar em investir em ações:
Quanto eu preciso ter para entrar neste mercado?
Não existe um valor exato para começar a investir, mais quanto menor for seu capital maior será a sua limitação em suas operações. Vou tentar explicar melhor colocando alguns exemplos abaixo:
Exemplo 1:
Vamos supor que você tenha R$1000,00, e acabou de abrir sua conta na corretora para começar a operar. As suas opções de investimentos irão se limitar em umas 20 ações, sendo que a maioria delas são telefônicas e não possuem muita liquidez, são papeis de segunda linha. Outro fator importante é o de que a sua carteira terá uma ou no máximo duas ações, impossibilitando a diversificação. E para dificultar ainda mais você terá que pagar corretagem variável que chega a custar 2% do volume financeiro operado, e também você não conseguirá nenhuma devolução (desconto na corretagem).
Exemplo 2:
O seu capital para operar agora é de 5 mil reais , um quantia mais agradável, agora é possível operar ativos com maior liquidez, de primeira linha, ou montar um carteira de com bastante ações de segunda linha com valores baixos. Entretanto com esse capital provavelmente só será possível comprar um ativo com liquidez legal, ou seja, voltamos para o mesmo problema de diversificação. Em relação a corretagem nesse momento começa a compensar a corretagem fixa ao invés da variável, mas ela continua pesada financeiramente.
Exemplo 3:
Agora nós temos 15 mil para investir na bolsa, esta quantia permite você a comprar quase todos os ativos da Bovespa, e de diversificar o seu patrimônio em 3 a 5 ações de primeira linha, o que já é um grande avanço. O que pesa ainda é o grande terror dos investidores, a corretagem, com 15 mil vale muito mas a pena utilizar a corretagem fixa, mas mesmo com esta quantia o seu valor continua caro nas suas operações.
Exemplo 4
Você tem agora 100 mil reais e vai colocar tudo na bolsa:
Com está quantia seus problema estão praticamente acabados, você consegue diversificar legal o seu patrimônio e a corretagem fixa ainda te incomoda (sempre vai incomodar), mas não atrapalha tanto.
A intenção não é desencorajar ninguém que possui pouco capital a investir na bolsa, é só quero expor as dificuldades que você provavelmente vai encontrar no meio do caminho. Se você tem mil reais e quer começar a operar, vá enfrente, não desista, mas saiba o que você vai encontrar pela frente.
Acredito que para os iniciantes, a melhor coisa seria começar brincando nos simuladores…
um ótimo simulador de investimento é o do OndeInvesitir (http://www.ondeinvestir.com.br/) é o melhor é de grátis! 🙂
ps: até o yahoo usa suas fontes de analise 😛