Está com problema para manter as contas financeiras de sua empresa em dia? Embora essa tarefa não seja um assunto tão simples de se resolver, saiba que ter o controle de toda situação é de suma importância para se ter sucesso nos negócios. Sendo assim trazemos a seguir alguns hábitos e dicas que você deve seguir para tanto!
Separe as Contas da Empresa e Pessoal
Este é um dos erros mais cometidos por profissionais que perderam o controle de suas finanças, pois acham muito mais comodo concentrar o capital em um único cartão, dificultando ainda mais o detalhamento de contas empresariais e pessoais.
Comece abrindo contas separadamente, se possível em bancos diferentes para sua empresa e atividades pessoais. Dessa forma será necessário ter maior controle. Se você quer ser bem sucedido nos negócios, você precisa ser capaz de monitorar e acompanhar os seu desempenho tanto profissional, quanto pessoal.
Utilize um Software de Gestão para Seu Negócio
Atualmente existem uma série de software que possuem como propósito otimizar finanças, fluxo de caixa, estoque, serviços dentre outras atividades especificas para cada negócio. Utilize todas as ferramentas possíveis que podem ser encontradas por valores bem acessíveis no mercado.
Além de ajudar no controle de suas atividades comerciais, muitos softwares geram relatórios mensais, semestrais e anuais que podem ser analisados para tomar decisões mais eficazes do que vem dando certo e errado em seu negócio.
Contrate um Escritório de Contabilidade de Confiança
É praticamente impossível ter uma empresa sem antes contratar um escritório de contabilidade especializado. Alguns empresários têm uma tendência a tentar lidar com tudo sozinhos. Mas somente um contador profissional é capaz de encontrar soluções legais e normas burocráticas legais que sua atividade comercial deve seguir.
Outro beneficio na contratação de um contabilista é a economia de dinheiro a longo prazo, pois enquanto você se preocupa prioritariamente com tarefas que alavancam e mantêm seu negócio, o contador irá cuidar de todo tédio que é a parte burocrática.
Planejar com Antecedência
Acompanhar suas finanças, planejar as receitas e despesas futuras irá lhe permitir tomar melhores decisões de longo prazo para o seu negócio.
Caso não esteja de olho no futuro do seu negócio, você pode ser pego de surpresa. Se você quiser chegar mais longe e ficar à frente da concorrência, é necessário planejar qual será o futuro de sua empresa nos próximos 3, 5, ou até 10 anos.
Você vai ser capaz de resolver surpresas indesejáveis se você ficar à frente da situação. Mesmo se despesas inesperadas aparecerem, se você estiver praticando o conservadorismo em seus gastos, você não sofrerá com problemas graves no futuro.
Faça seu Orçamento Financeiro
Manter a saúde financeira de sua empresa inclui a criação de um orçamento. Embora muitos empresários pensam que este passo não possui tanta necessidade, saiba que criar um orçamento financeiro se compara compara com o valor de um plano de negócios bem elaborado.
Entenda que um orçamento não é uma ferramenta para planejar cada centavo que deve ser gasto. Pelo contrário, é um quadro que você pode usar para ajudá-lo a tomar decisões claras para se ter uma posição com aumento de gastos com marketing por exemplo, ou cortando custos de expansão para manter seus lucros no positivo.
Faça um orçamento para usá-lo como seu guia. Não permitir que ele forçá-lo em decisões que você não quer fazer, mas usá-lo para fazer ajustes quando e onde necessário.
Conclui-se que para manter as finanças de sua empresa em dia o planejamento é fundamental. Utilize a seu favor os benefícios da tecnologia através de softwares de gestão e não deixe de procurar por um contabilista e conversar sobre as melhores soluções burocráticas e tributárias que seu negócio deve tomar.