O mercado sempre se movimenta formando ondas, e em determinados momentos estas ondas são de altas, em outros elas são de baixa, e na maioria das vezes o mercado tendo a andar de lado, na chamada acumulação.
Podemos identificar os canais quando traçamos uma linha em dois topos e em dois fundos, e estas linhas possuem praticamente a mesma angulação, como no caso abaixo.
Neste caso estamos olhando um canal de alta, pois podemos ver claramente que as ondas do mercado estão indo para cima, ou seja, os topos são estão cada vez maiores e os fundos também.
Observe que o mercado tende a assumir certa simetria em relação aos fundos, e topos, criando um ar de previsibilidade aonde será o próximo topo ou fundo.
Com os canais conseguimos identificar qual é a aceleração do mercado, ou seja a velocidade em que o mercado está subindo ou caindo. No gráfico acima podemos ver que o Ibovespa está prestes a romper o canal de alta, em um movimento altista, devendo assumir uma nova aceleração se o rompimento for confirmado. Muitos investidores utilizam este momento como timing de entrada.