Introdução à Análise Técnica

Categoria: Análise Técnica, Investimentos | 11.08.2008 | sem comentários



Que horas comprar? Que horas vender? Quanto investir em cada operação? Quanto arriscar em cada operação? Em qual papel eu devo investir?

Todas essas questões são perguntas freqüentes para quem atua ou investe no mercado financeiro, e todos os investidores possuem critérios (que podem ser bem simples ou extremamente complicados) para essas tomadas de decisões. Alguns compram por que acreditam que o papel está muito barato, outros porque viram no site da corretora que era uma boa oportunidade, e por ai vai, existem vária técnicas para responderem essas questões, e a Análise Gráfica é umas dessas técnicas, que vem sendo utilizadas pelos investidores há mais de 200 anos.

A análise técnica tem como base modelos estatísticos e padrões psicológicos de massa. Analisando o passado os grafistas crêem compreender o futuro, assim os analistas técnicos estudam o comportamento passado dos preços, para poderem projetar o possível acontecimento futuro. Usando como pressupostos a condição do preço da ação refletir o comportamento de todos os agentes do mercado, (fundamentalistas, insiders, loucos, etc…), e onde as pessoas reagem de maneira similar a circunstâncias similares.

No “mundo” dos grafistas, existem inúmeras correntes, e dentro de cada corrente, inúmeras maneiras de operar, no entanto, o método é uma coisa pessoal, cabe ao interessado desenvolver seu, ou até mesmo seguir um que se identifique com seu perfil. No entanto, basicamente, os grafistas tentam encontrar tendência nos preços das ações para poderem se posicionar no mercado.



Comente