10 coisas que todas as empresas precisam saber sobre o planejamento tributário



Planejamento Tributário

Muitos empreendedoras chegam a acreditar que o planejamento tributário das empresas é mero luxo e não uma real necessidade. E ainda acham que somente grandes empresas deveriam se preocupar com isso.

 

Mas a verdade é que todas as empresas de qualquer tamanho precisam dele e incluí-lo em sua rotina. Abaixo separamos 10 coisas que todas as empresas precisam saber sobre o assunto:

 

1- Cuidado! O excesso de tributação inviabiliza muitas operações e cabe ao administrador tornar possível, em termos de custos, a continuidade de determinados produtos e serviços, num preço compatível com o que o mercado consumidor deseja pagar.

 

2- Há uma quantidade enorme de normas que regem esse sistema e é preciso conhecer muito bem cada uma delas.

 

3- Além da enorme quantidade de normas, é preciso acompanhar as mudanças que ocorrem nas mesmas.

 

4- O planejamento tributário deve ser feito em todas as etapas produtivas da empresa, seja ela Indústria, Comércio ou de Serviços, com o objetivo de maximizar o aproveitamento de créditos tributários.

 

5- O ideal é que a empresa tenha um departamento de inteligência fiscal que pode gerar uma enorme economia se trabalhar corretamente.

 

6- Apesar de ser função do administrador ter um olhar global sobre a empresa, é impossível que o mesmo tenha conhecimentos para sustentar sozinho esses conhecimentos e aplicá-los quando necessário, daí a importância de uma equipe designada para tal função, possibilitando economia.

 

7- Não somente ter um planejamento tributário, é preciso que a empresa teste sua eficácia, acompanhe os processos e verifique sua qualidade através das auditorias.

 

8- O planejamento tributário tem como objetivo a economia legal da quantidade de dinheiro a ser entregue ao governo.

 

9- Os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior dependendo do seu segmento e de como essa gestão é feito no negócio.

 

10- Um bom planejamento tributário significa representa maior capitalização do negócio, possibilidade uma série de vantagens, como menores preços, geração de novos empregos, novos investimentos, entre outros.



Uma Comentário

  1. Luciano disse:

    Kenneth, apesar de sue texto não ser recente é bem relevante. Muitos gestores, digo em todos os setores acreditam que é só pegar as vendas e compras, tirar a diferença dos impostos e pagar. Na verdade é bem mais complexo, descuidos podem realmente inviabilizar operações da empresa. Muitos por desconhecimento pagam até mais impostos que deveriam. Já vi empresas que quebraram por confiarem demais na assessorias contábil, apenas dando o dinheiro, esquecendo de cobrar e os impostos ficaram 100% atrasados, quando o fisco foi cobrar o analista contábil já estava muito longe.

Comente