Essa ferramenta é de extrema importância para sobreviver no mercado de capitais. O stop seria uma região de preços pré-determinada onde o operador venderá seus ativos caso o mercado contrarie sua posição. Com o estope, além de evitar perdas bruscas no mercado, você consegue ter controle de risco da sua carteira de ativos, ferramenta muito útil para maximizar os ganhos no mercado.
No mercado financeiro o trader não ira acertar todas às vezes, no entanto o que importa é que os ganhos sejam maiores que as perdas, e isso não significa acertar mais do que errar (ler seção money management), mas sim ganhar mais do que perder considerando o custo de oportunidade de estar em um mercado de renda variável. Assim o stop tem a função de evitar grandes perdas para que você possa voltar ao mercado com chances de recuperar as operações que deram errado.
A disciplina é fundamental para operar no mercado, toda operação deve se basear em uma estratégia, e o stop é peça-chave nessa estratégia.
A ferramenta stop antes era utilizada apenas para determinar momentos de saída do mercado, porém, atualmente já é utilizado também pra momentos de entrada no mercado, e até mesmo de manutenção de operação (stop móvel).