Muitos empresários estão vendo que, investir em lojas sazonais, as chamadas pop-up podem ser uma ótima estratégia para alavancar vendas em um período específico, como o Natal, por exemplo.
Funciona assim, abre-se uma loja com um determinado tipo de produto (sazonal ou da moda), em grandes centros comerciais, com alto investimento em designer e publicidade e que fecham em um curto espaço de tempo.
O principal objetivo desse tipo de empreendimento é de impactar o consumidor e conseguir um grande retorno em um curto espaço de tempo e por isso, muitas seguem o calendário comercial.
Além disso, também são muito utilizadas para divulgar lançamentos de marcas e/ou produtos transformando-se muito mais do que uma loja, mas muitas vezes em centros de experimentação.
Segundo especialistas, a ideia nasceu em Londres, mas foi em Nova York que se popularizou e ganhou o mundo.
Como planejar sua loja pop-up
Em primeiro lugar, a loja pop-up precisa ter seu objetivo muito bem claro. Se deseja abrir uma loja para vender artigos de Natal, por exemplo, será preciso investir muito em estoque e atendimento.
Já se a ideia é de lançar uma nova linha de produtos no mercado, o foco será de expositores e pessoal qualidade que demonstre os benefícios do produto aos usuários.
Mas, além do planejamento de estoque, pessoal, design da loja e divulgação, o empresário que deseja abrir uma loja sazonal precisa pensar também um outro aspecto, a instalação física da loja.
Por estarem localizadas, em sua maioria, em grandes centros comerciais, pode haver alguma dificuldade para encontrar e fechar contrato com esses imóveis.
A dica aqui é procurar imobiliárias que oferecem imóveis para aluguel temporário, que já estão antenadas com esse tipo de contrato.
Boa tarde, terá alguma minuta de contrato de loja pop-up que possa enviar?
Muito obrigada
Ana Almeida
Olá Ana, tudo bem? Não possuo nenhuma minuta pronta. Mas em geral pode encontrar alguma com os Shoppings ou equivalentes que esteja procurando