Google Meu Negócio: como usar essa ferramenta e ter destaque no Google

Categoria: Marketing Digital | 23.03.2021 | sem comentários



O Google é o maior e mais conhecido site de buscas. Segundo pesquisa da NetMarketShare, ele domina 94% de todo tráfego da internet.

Logo, a maioria das pessoas recorre a esse buscador na hora de procurar por produtos ou serviços. E por saberem que existe muita demanda, cada vez mais empreendedores posicionam suas empresas nessa plataforma.

Seu processo de busca é baseado no conceito PageRank, um algoritmo que avalia a importância do seu website em relação aos outros.

Além disso, a busca também leva em consideração a relevância e concordância dos conteúdos com as palavras buscadas pelo usuário.

Algumas ferramentas do Google são bastante conhecidas e propagadas, como é o caso do Google Analytics, mas outras são também bastante relevantes para o sucesso do seu negócio.

O Google Meu Negócio é um exemplo disso. Essa ferramenta é uma poderosa aliada para a sua empresa ser encontrada. Quer saber mais sobre como potencializar a sua visibilidade na internet? Então acompanhe o nosso artigo!

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, em inglês Google My Business, é uma plataforma criada pelo Google e disponibilizada para empreendedores com o objetivo de divulgar o seu negócio de forma gratuita.

Com isso, aumenta as chances do seu negócio aparecer nos resultados orgânicos da Rede de Pesquisa do Google e também no Google Maps.

Ela propicia que os empreendedores informem diretamente o consumidor os dados mais importantes do seu negócio, como: endereço, telefone para contato, horário de funcionamento, horário de pico do estabelecimento, notas dos consumidores sobre o produto/serviço, perguntas frequentes e respostas, eventos que acontecerão, promoções e outros.

O Google Meu Negócio é um importante recurso para as pequenas e médias empresas, e também para diversos segmentos. Claro que as grandes empresas, também se utilizam desse recurso, mas elas por si só já têm uma relevância maior.

Como funciona o Google Meu Negócio?

Como dito anteriormente, empresas de qualquer porte e segmento podem se cadastrar no Google Meu Negócio. Então, podemos considerar essa uma ferramenta que agrega e compila todas as informações.

Porém, o Google só vai oferecer ao usuário os resultados que forem mais relevantes para ele. E dessa forma, o algoritmo do Google vai procurar o dado certo para oferecer a quem está buscando, e para isso vai seguir alguns critérios.

Dessa forma, mesmo que sua empresa esteja listada no Google Meu Negócio, isso não significa que em toda pesquisa ela aparecerá na primeira página.

Por exemplo, se um usuário digitar “melhores bares em São Paulo”, o Google Meu Negócio será acionado para listar as empresas relevantes, populares e próximas da localização de quem está buscando o dado.

Assim, se a sua empresa preencher os requisitos, mesmo sendo um pequeno negócio, ele será entregue ao usuário e terá um peso de qualidade na tomada de decisão desse potencial consumidor.

Por que utilizar o Google Meu Negócio?

Além de ampliar sua visibilidade, a ferramenta traz outros poderosos resultados.

#1 Confiabilidade

Empresas que verificam as informações do Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores.

#2 Aumento nos cliques

Segundo dados do próprio Google, as empresas que incluem imagens nos perfis recebem 42% mais solicitações de rota no Google Maps e 35% mais cliques para acessar o site do que as que não adicionam.

#3 Interação

A interação se dá pelo fato dos usuários poderem postar comentários e avaliações. Isso então permite que o usuário exponha qual foi a sua experiência com a marca.

Com isso, além de outras pessoas saberem como o serviço ou produto é visto, a própria marca pode gerar esse insight também.

Assim, é possível compreender efetivamente quais são os maiores pontos de melhoria e efetivamente consertá-los.

#4 Fácil acesso as métricas

A plataforma permite que os donos do negócio acessem as seguintes informações:

  • como os clientes pesquisam a empresa e de onde eles são;
  • quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa usando o telefone exibido na conta;
  • quantos pedidos de rota foram feitos;
  • quantos cliques o site teve.
  • como se comportam depois que encontram sua ficha

Como ter destaque no Google

O Google Meu Negócio permite que sua empresa fique visível e propicia um maior alcance da sua marca. De uma forma orgânica é possível conquistar novos clientes.

Mas, devemos lembrar que os algoritmos do Google se atualizam constantemente, e portanto é preciso também se atualizar na ferramenta para não perder o destaque já conquistado.

Para isso, preencha 100% da sua ficha e atualize os dados com frequência. Também informamos anteriormente que existe uma interação com o usuário, então trabalhe o engajamento com esse usuário, respondendo os elogios e também as reclamações.

Outro ponto importante para instigar a curiosidade dos usuários é por meio da inserção de fotos e informações de promoção e novidades. Aqui ressaltamos, atualize as fotos caso seu estabelecimento passe por alguma reforma e promova novos produtos ou serviços que serão ofertados pela empresa.

E também, propicie e incentive os consumidores a responderem as avaliações do Google Meu Negócio. Ela tem um peso grande na classificação da empresa no ranking, principalmente pelo fato do Google sempre querer oferecer o melhor para o usuário. Então, vale a pena criar ações que incentivem essa prática. Com mais avaliações positivas, é mais fácil se posicionar na primeira página.

Conclusão

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que inovou na forma de apresentar e reconhecer as empresas. Independente do quão lucrativo ela é, seu tamanho ou nicho de atuação, todos os empreendedores podem democraticamente listarem seus negócios nesse recurso.

Tão importante quando inserir seu negócio na plataforma, é manter os dados atualizados e alinhados com a situação real da empresa. Portanto, em sua estratégia, também pontua o de atualização frequente da empresa no GMN. Com dedicação e atualização constante, o Google retribui de forma orgânica em deixar a empresa melhor posicionada e mais facilmente encontrada pelos usuários.



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