Conforme comentado no tópico anterior, a principal diferença entre os mercados domésticos e os mercados internacionais estão relacionadas ao ambiente exteno. Mas e quando avaliamos as diferenças entre os esforços de marketing realizados nos dois mercados.
O marketing local é um processo já bastante estabelecido, e que está, direta ou indiretamente, relacionado com as atividades de avaliação de oportunidades, desenvolvimento de produtos, comunicação e logística e distribuição dos produtos nos pontos de venda. Quando olhamos o marketing sobre a ótica dos mercados internacionais, surgem dois pontos relevantes:
1 – O processo de marketing internacional precisa de uma atenção muito maior na análise do ambiente, já que estamos falando de uma outra economia, com outras leis, outra cultura, tudo isso influenciando não só o comportamento do consumidor, mas também aspectos da administração da organização internacional.
2 – Surge agora uma maior preocupação com a distribuição dos produtos, já que agora o processo de fabricação e venda estarão invariavelmente com uma maior distância, aumentando a preocupação com a validade dos produtos, e também sua fragilidade no transporte.
Assim, no restante do material estaremos trabalhando estas e outras diferenças básicas entre os dois tipos de marketing, procurando sempre primeiro demonstrar o conceito geral do marketing, e partir para as especificidades do marketing internacional.
Adorei a matérria e foi de suma importancia para elaborar um trabalho meu. Pois, bastou um simplesolhar superficial que pude realizar. E o melhor disso tudo sem precisdar colar e copiar, pois, a leitura e os termos forasm bem empregados de forma simples, mas, de grande eloquência.