Iremos começar este módulo introdutório com a definição (ou as várias definições) do conceito de marketing, para que possamos embasar o restante do material.
O conceito de marketing é normalmente confundido com várias outras definições, como: publicidade, propaganda, divulgação, imagem, marca, entre outras.
É importante que o curso comece desmistificando o conceito, procurando definir mais claramente o que é o marketing.
Dentre as várias definições de marketing, podemos citar Kotler (1998, p. 27), que diz que o “marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.
Quando um indivíduo compra um produto, ele está respondendo a um processo de marketing. Pois esse produto satisfez suas necessidades, além de ter sido promovido de maneira eficaz e estar disponível em local adequado.
Portanto, para Sandhusen (2003, p. 9) o processo de marketing pode ser definido como: “o desenho de sistemas justos e eficientes para direcionar o fluxo de bens e serviços de uma economia, dos produtores aos consumidores, e realizar os objetivos da sociedade”.
Do ponto de vista de Dias (2004), praticar o marketing de forma contínua e competente, leva ao crescimento sólido dos lucros da empresa, pois ele gera a renda que é administrada pelo pessoal de finanças. Ainda de acordo com o autor, ao expandir as vendas e receitas, o marketing ajuda a cobrir os custos fixos da empresa, aumentando dessa forma sua lucratividade.
Tendo como principais forças a criação de mercados, a produção e a distribuição em massa, a sociedade também se beneficia, pois no entender de Sandhusen (2003) o estudo do marketing aumenta os níveis de atividades de negócios, oportunidades para investimentos e eleva o nível geral de empregos.
Desta maneira, podemos ver que os conceitos de marketing associam o relacionamento da organização com seus clientes, e o reflexo destas melhorias nos resultados para as organizações.
eu estou fazendo um curso de gestão emprsarial e acabou caindo esses tipo de trabalho o que e Conceito,Duas características usadas nesse tipo de gestão,Qual e a finalidade Cite exemplo desse tipo de gestãodesse tipo de gestão,
Olá Devaildo,
Dado o CTRL+C, CTRL+V não entendi o que você precisa.
O Conceito de Marketing você encontra aqui: https://administracaoegestao.com.br/marketing-internacional/conceito-de-marketing/
O Conceito de Administração de Marketing, aqui: https://administracaoegestao.com.br/marketing-internacional/conceito-de-administracao-de-marketing/
Espero ter ajudado
Olá, gostaria de saber quem é o autor do texto (artigo) do conceito de mkt, pois estou fazendo um trabalho ciêntifico e necessito citar todas as fontes.
Grato
Hugo,
O autor sou eu: CORRÊA, Kenneth. Conceito de Marketing. Disponível em: https://administracaoegestao.com.br/marketing-internacional/conceito-de-marketing/ Acesso em: [DATA, HORA]
òtimo!
O teste de marketing é uma das etapas necessárias à concepção de um novo produto. Deste modo, o que é teste de marketing?
Olá Priscila,
Segue uma definição simples e fácil de teste de marketing.
Boa Noite, eu Vou participar de um processo de seleção e a matéria é Conceitos de Marketing, eu não entendi muito bem o teu conceito, podes me ajudar me indicando outras fontes ou me informando alguns conceitos para eu estudar
Olá, amigo.
.
Gostaria que me tirasse uma dúvida: A Administração é uma disciplina que “concorre” com o marketing como filosofia de gestão de empresas ou a Administração é um grande “polvo” onde um dos tentáculos é o Marketing?
Ouvi uns conceitos de um professor e fiquei na dúvida.
Boa noite Kenneth, gostaria de saber qual a data de publicação deste artigo para que possa utilizá-lo em um Trabalho de Iniciação Científico.
Obrigada.
Normalmente para referências de internet utiliza-se a data de consulta. Mas a produção foi no ano de 2009.