Este gráfico desenvolvido por Kotler (1998) é interessante por justificar a importância dos funcionários para o marketing de serviços internacional, e faz isso demonstrando os tipos de marketing e sua relação com o tripé: clientes, funcionários e empresa.
O primeiro tipo de marketing é o marketing interno (também conhecido como endomarketing), e este é o processo realizado da empresa para os funcionários. Neste caso a empresa deve buscar, através de programas de treinamento e motivação, promover a empresa e seus objetivos para cada um dos funcionários ali dentro, buscando criar nestes uma visão clara de futuro, além de motivá-los a fazer parte do processo de atingir este cenário.
O segundo tipo de marketing é o marketing externo, o mais tradicional, aquele realizado da empresa para os clientes, chamado aqui de marketing externo. Aqui entram as diferentes ferramentas de divulgação, como: publicidade, propaganda, assessoria de imprensa.
E o terceiro tipo de marketing, aquele que é o mais presente na prestação de serviços é o marketing interativo, que é aquele que é realizado entre os funcionários e os clientes. A importância deste tipo de marketing é que boa parte da (e as vezes toda a) percepção do cliente sobre a qualidade do serviço será obtida através da interação com o funcionário.
Entendendo isso, as empresas de serviços internacionais precisam desenvolver uma mão-de-obra altamente qualificada para trabalhar neste atendimento, garantindo uma boa qualidade nesta interação, exatamente para procurar conquistar o cliente no processo.
A qualificação neste caso está muito ligada aos investimentos em treinamento dos funcionários, demonstrando aqui a relação da área de marketing na empresa com o setor de recursos humanos, para garantir a qualidade dos serviços prestados.
resposatas claras ,obejetivas e muito simplificadas com facil entendimento muito obrigado hoje eu tiro um dezzzz valeu estudo puplicidade e propaganda na Anhanguera de jacarei bjsss
boa tarde a todos
venho por este meio agradecer pela informação
Através desta matéria consegui solucionar algumas questões na cadeira de Marketing de Serviço…Muito Obrigado.