Administração de Marketing



Com o crescimento da concorrência, organizações buscam diariamente um diferencial competitivo para expandirem-se no mercado. Assim a administração de marketing tem o importante papel de atrair novos clientes e manter os atuais, buscando agregar valor aos serviços e produtos ofertados e promovendo a satisfação dos clientes.
Segundo Churchill e Peter (2003, p. 18) “administração de marketing é o processo de estabelecer metas de marketing para uma organização e planejar, implementar e controlar as estratégias para alcançá-Ias”.
“Administração de Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço (pricing), a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”. (KOTLER, 2000, p.30).
A administração de marketing auxilia no alcance dos objetivos organizacionais, planejando, implementando, organizando e controlando, a fim de selecionar o mercado alvo, capturar e manter clientes oferecendo maior valor agregado com o objetivo de obter a satisfação e fidelização.
“A administração de marketing é o conceito que resume a função do marketing e é entendida como o processo de planejamento, execução e controle das estratégias e táticas de marketing, visando otimizar os resultados para os clientes e os stakeholders da empresa” (DIAS, 2004, p. 10).
O ambiente competitivo está em constantes mudanças, assim também os clientes mudam seu estilo de vida, suas necessidades e desejos e tomam-se mais exigentes. No entanto, empresas estão adotando o marketing com o objetivo de estar sempre atendendo às necessidades e desejos dos clientes.
Há pessoas que não sabem exatamente a função do marketing, pensam que é apenas trabalhar com vendas e propagandas, como se deparam a todo instante com comercias. Feitos pela televisão, mala direta, anúncios, jornais, revistas e outros. O marketing além de outras funções desempenha o papel de criar valor e satisfação para os clientes.



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