Nem toda oportunidade de negócio, no mundo conectado de hoje, precisa acontecer no ambiente físico. Dessa forma, de acordo com pesquisa da Endeavor que ouviu mais de 5 mil pessoas em 2016, 90% das vendas são feitas por micro e pequenas empresas que atuam exclusivamente online. Ou seja, a internet ainda é o campo dos pequenos empreendedores, que podem crescer através da plataforma.
Um ótimo exemplo de como isso faz diferença para muitos empreendedores é o segmento de mães, que por uma questão voltada para o aspecto mercadológico (a dificuldade de retomar um emprego; a divisão de tarefas relacionada aos cuidados com os filhos e a questão da necessidade de ter mais opções de rendas) acabam vendo o negócio online como uma grande opção. Muitas mães fundam lojas online e conseguem integrar o trabalho de forma home office, e esses pequenos negócios acabam crescendo e se expandindo muito.
É o caso do portal Elo7, especializado em artesanato e venda de produtos. A proposta do site começou com mães que precisavam trabalhar, e hoje o site recebe lojas de empreendedores que querem vender e divulgar seus produtos de forma online. O segmento da beleza, ainda nesse nicho “materno”, também acaba angariando mulheres que se dedicam à venda exclusivamente pela internet. Hoje, o portal é um marketplace para vários perfis de empreendedores.
Outro caso de sucesso de empresa que começou online e hoje possui um alcance extremamente positivo é a Corpo Belo Modeladores, que surgiu do sonho de ter o próprio negócio e começou atendendo principalmente com materiais pós-cirúrgicos, cinta pós parto e de pós operatório. Da sugestão de criar um e-commerce, veio a iniciativa que determinaria o sucesso de negócios. Mesmo com uma loja física, a marca hoje tem alcance nacional graças à sua loja virtual, que atrai clientes de várias regiões do Brasil.
Como evoluir
É claro que, por mais que pareça simples fazer um negócio pequeno ter sucesso na internet, é um pouco mais complicado. As estratégias de uma empresa online incluem renegociar preços com seus fornecedores, diversificar produtos e investir em marketing, num movimento contrário ao da maioria do mercado, que anda em crise. Ou seja, são semelhantes às vendas físicas, porém os gastos operacionais são menores, e soma-se a isso o crescimento da presença do público na internet.
Um dos desafios do empreendedor nesse tipo de negócio é poder analisar de maneira rápida qualquer situação, para reagir na mesma velocidade. Agilidade e flexibilidade são pontos importantes no atendimento, entrega de produtos e prestação de serviços. É também necessário investir em informação e bons fornecedores. Com esses pontos bem assistidos, foque no bom atendimento, que deve ser tão bom quanto fisicamente.