Conhecer, pesquisar e obter dados sobre a empresa facilita o processo de pesquisa de clima organizacional.
O primeiro passo na realização de uma pesquisa de clima é descobrir o porte da empresa, o seu modelo de administração, as variáveis organizacionais e seu estilo de liderança: se é autoritária, democrática, delega funções e dispõe liberdade para seus funcionários, ou então promove mudanças e desenvolve seguidores. Essas informações são pré-requisitos para a realização da primeira entrevista.
Para iniciar a pesquisa, a primeira entrevista deve ser com o maior interessado da organização na realização dessa pesquisa. Normalmente este interessado é o gerente de recursos humanos, ou alguém do departamento pessoal, ou até mesmo algum funcionário que ficou sabendo da existência da ferramenta, e enxergou o potencial de aplicação na organização em que está envolvido.
O objetivo desta primeira entrevista é exatamente identificar as questões levantadas no segundo parágrafo desta seção, buscando avaliar que tipo de pesquisa será realizada, e qual o real interesse da organização.
Para isso, é importante conseguir o apoio, aprovação e comprometimento do alto escalão da empresa para ter segurança que o processo inteiro da pesquisa seja bem executado. Esta entrevista será definitivamente mais desafiadora que a anterior, já que normalmente o alto escalão das organizações já enxerga os recursos humanos como mais um custo para a organização, e compreendem que um processo de avaliação do clima organizacional trará custos para a empresa, seja na realização da pesquisa (material, serviços, etc…), assim como o tempo que será destacado de todos os funcionários da empresa.
Para Luz (2003), a primeira etapa tem como finalidade verificar o comprometimento com a pesquisa de clima por parte da diretoria e da alta administração. Deve-se observar a disponibilidade da empresa em aceitar mudanças necessárias que serão apontadas nos resultados da pesquisa.
O autor acima, afirma que se não existe real interesse e compromisso da empresa expresso pelos diretores e/ou presidente, é melhor não levar a pesquisa adiante. Todo o processo de avaliação não será válido, se não existir o potencial de colocar em prática as ações derivadas da análise e discussão das informações obtidas ao final do processo.
A obtenção desta aprovação pode depender do desempenho do setor de recursos humanos, bom relacionamento estabelecido, e interesse em apresentar os benefícios da pesquisa de clima organizacional para a alta diretoria da empresa.
Vamos agora para o segundo passo, que tem a ver com a definição dos objetivos da empresa na realização da pesquisa.
O blog é sensacional e me ajudou muito a realizar minha pesquisa de clima. Parabéns e obrigada!