Assim como o clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da terra (Wikipédia, 2007), o clima organizacional compreende os fenômenos subjetivos e objetivos existentes que permeiam no ambiente de trabalho. Nas organizações, utilizamos a palavra clima para descrever o grau de satisfação/insatisfação existente em uma organização, sob a ótica daqueles que lá trabalham.
Para Coda (1997) apud Bispo (2007), o clima organizacional é um indicador do grau de satisfação dos membros da empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade da organização.
Já Ricardo Luz (2007, p. 12) define o clima organizacional como “o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento”.
Ambas as definições são bastante recentes e atualizadas, e permitem que o leitor possa compreender aspectos básicos, que constam nas três definições:
1 – O clima organizacional está relacionado à satisfação dos funcionários;
2 – O clima representa um conjunto de fatores que não podem ser analisados isoladamente, e sim em conjunto.
Estas duas definições são essenciais para a compreensão de cada um destes fatores, sem perder a visão do todo, que é a interação destas partes. Com o conhecimento do conceito de clima organizacional, no próximo tópico você poderá aprender sobre os tipos possíveis de clima organizacional.
voce poderia mandar a bibliografia? livro e editora
Raul,
Toda a bibliografia do site pode ser encontrado no artigo sobre referências.
Muito obrigado por me darem a definição do clima organizacional
Boa Tarde
Estou com dúvida
o clima organizacional nos possibilita analisar como se processa o trabalho na empresa e de que maneira as pessoas os grupos e a instituição interagem?
os índices de produtividade esse aspecto refere se a ciência do funcionário.
Conhecer as taxas de rotatividade da empresa é necessário que observemos as razões da recomposição do quadro pessoal. qual é a incorreta dessa 2. estou na dúvida.
Obrigado