Agora que discutimos todo o histórico, definição do conceito e alguns dos elementos que podem influenciar o clima organizacional, estamos aptos a falar do tópico central deste estudo.
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta de pesquisa, ou seja, de estudo, de diagnóstico e de promoção de mudanças. É um processo adequado e importante para avaliar diversos fatores que interferem na satisfação/insatisfação do trabalhador em relação à organização.
“Pesquisa de clima organizacional é o mapeamento das percepções sobre o ambiente interno da organização, como ponto de partida igualmente válido para mudanças e o desenvolvimento organizacional.”(BEDANI, 2006)
Para Lima e Stano (2004), a pesquisa de clima organizacional é considerada uma ferramenta de gestão estratégica das organizações. Este material de estudo irá abordar a ferramenta como tal, levando sempre em consideração a importância da técnica nos resultados das organizações.
A pesquisa de clima organizacional permite uma ampla análise, tanto interna, quanto externa, que possibilita o acompanhamento e o monitoramento da satisfação, e do comprometimento dos colaboradores com a empresa. Essas análises contribuem para o desenvolvimento de estratégias e ações que visam a potencialização das pessoas e a máxima produtividade e qualidade nos serviços prestados.