De acordo com Churchill (2000), aprender sobre o ambiente econômico ajuda a determinar se os clientes estarão dispostos a gastar dinheiro com produtos e serviços. Os padrões de gastos estão vinculados ao ciclo de negócios, que é definido como o padrão do nível de atividade econômica, que para este autor possui as etapas de prosperidade, recessão e recuperação.
Figura 7 – Padrão básico de um ciclo de negócios
Fonte: adaptado de Churchill, 2000.
Durante períodos de prosperidade, a produção e o emprego atingem altos níveis. Mais consumidores irão demandar mais bens e serviços, além de gastar não só com produtos básicos (de necessidade), mas também em artigos de luxo, como: férias, roupas de grife e atividades de lazer. Em tempos prósperos, uma maior parcela de clientes está disposta a pagar pelo melhor, e uma das iniciativas para uma empresa que enxerga este padrão, pode ser introduzir versões de luxo de seus produtos. (CHURCHILL, 2000)
Já durante o período de recessão, os consumidores cuidam mais de suas reservas financeiras, e a produção cai, e o desemprego aumenta. A demanda do consumo leva inclusive as empresas a gastar menos, já que estas também dependem da renda de seus clientes. Os clientes, neste período, ficam preocupados não só em comprar apenas produtos básicos, mas procuram também fazer o melhor negócio, o que acaba por pressionar a margem de lucro das organizações.
Numa situação destas, a saída é procurar trabalhar os preços dos produtos mais baixos, pelo menos para os produtos essenciais, ou ao menos procurar “congelar” os preços, para minimizar o impacto na percepção dos clientes. (CHURCHILL, 2000)
E a etapa que Churchill (2000) chamou de recuperação, compreende o momento entre o término da recessão, a caminho da prosperidade. O ponto mais importante é que, mesmo com uma melhoria nas condições de renda dos clientes, a lembrança da recessão causa um receio nos consumidores, que normalmente acaba aumentando a tendência a poupar, e diminuindo a utilização de crédito, o que acaba fazendo levar um longo período até que se atinja os níveis de prosperidade.
bom dia!
Ao executar um Planejamento Estratégico, defina o que é Ambiente Externo e Interno da empresa. Qual método você usaria para analisá-lo?
Olá Thiago,
O método é fazer um acompanhamento de informações de cada um dos âmbitos externos descritos neste arquivo, procurando identificar oportunidades no processo de “leitura” do ambiente externo.
Bom dia, gostaria de pedir se há possibilidade de voçê fornecer as fontes de onde voçê tirou as citações. Estou na fase de conclusão do meu trabalho de conclusão de curso e achei bem interassante, clara e objetiva a sua abordagem sobre o assunto. Gostaria também de ver se há possibilidade de utilizar algumas das suas citações no meu trabalho.
Desde já agradeço
Olá Josiani,
você encontra TODAS as referências do site na página de bibliografia.
Fique à vontade para citar os textos!
Estou fazendo o projeto da minha dissertação de mestrado e preciso fazer um diagnostico da industria brasileira no meu município, apontado suas principais ameaças e oportunidades, internas e externa através da matriz fofa ou swot. Não tenho nem idéia de como fazer….vc pode me ajudar?
Rosi,
Comece procurando dados econômicos e sociais sobre o segmento específico. Se seu município ou estado tiverem Federação de Indústrias, pode procurar dados nas publicações deles. É um excelente ponto de partida.
Olá gostaria de saber quais topicos posso abordar exatamente para escrever um texto sobre o ensino e a discussao das dimensoes tecnicas, economicas e sociais da gestao, obrigada !!! Abraços
Boa tarde, estou elaborando um a TCC sobre análise de ambiente externo das empresas de Curitiba, gostaria de saber quais os assuntos mais importantes que devo abordar, e preciso muito de referenciais teóricos. Pode me ajudar a respeito da minha situação?
Abraço.