Após analisar o ambiente externo e a disponibilidade de recursos internos, já se tem as informações necessárias para formular as estratégias da organização.
O principal aspecto da definição de estratégias envolve o estabelecimento de cursos de ação para se abordarem essas questões.
Para Maximiano (2005), os planos estratégicos podem possuir diferentes graus de formalidade, abrangência, periodicidade de preparação, e vários outros atributos.
O mesmo autor continua, dizendo que o plano estratégico “define a relação pretendida da organização com seu ambiente, levando em conta suas competências e recursos” (MAXIMIANO, 2005).
Que é a matriz BGC e como ela pode apoiar a formulação da estratégia comparativa? Quais são as diferenças e semelhanças entre a matriz BCG e a matriz GE/Mickinsey?
Você pode ler mais sobre a Matriz BCG aqui: http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/matriz-bcg/
Como que eu faço para descrever o modelo das cinco forças competitivas de Porter?
E quais são as diferentes estratégias competitivas que uma organização pode adotar? Dê exemplos.
Você pode ver mais sobre o modelo de 5 forças de Michael Porter aqui: http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/modelo-de-5-forcas-de-michael-porter/
E aqui para estratégias genéricas, do mesmo Michael Porter: http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/estrategias-genericas-de-michael-porter/ (com vídeo!)
Olá!
Gostei dos assuntos abordados.
Sobre Planejamento estratégico, onde encontro assuntos relacionados a ” Os subsistemas do Planejamento ” .
Grata 🙂
Mais uma dúvida :3
Onde encontro algo sobre – Estabelecimento de diretriz organizacional e intenção estratégica?
Como pode ser definida a formulação estratégica da matriz BCG e qual será a sua importância.