O que são
Os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) são áreas de atividades nas quais o alcance de resultados favoráveis é absolutamente necessários para o êxito na implantação da visão da organização. Os FCS devem ser definidos no nível estratégico da organização. Deve-se escolher um número limitado de áreas cujos resultados satisfatórios assegurarão um desempenho adequado para a organização.
Para que serve
A identificação dos FCS é uma forma de sinalizar para os colaboradores da organização as áreas de atividades onde o êxito é fundamental para o cumprimento da missão e atingimento da visão de futuro. Os FCS podem ser usados como meios de mobilização dos colaboradores em prol dos objetivos da organização pública.
Exemplos de fatores críticos de sucesso:
1. Rapidez no atendimento
2. Desenvolvimento de habilidades na área de serviços
3. Melhoria da imagem junto à comunidade
4. Desenvolvimento de alianças estratégicas
5. Aumentar a produtividade
Exemplos de fatores críticos de sucesso em organizações públicas:
• Tribunal de Contas da União (TCU)
• Atender as expectativas da sociedade e do Congresso Nacional em relação às atividades de controle externo.
• Manter-se na vanguarda de métodos, técnicas e tecnologias de controle externo.
• Priorizar ações de controle em áreas de risco, relevância e materialidade.
• Avaliar a regularidade, efetividade e economicidade da prestação dos serviços públicos.
• Monitorar o cumprimento e o impacto das deliberações do TCU, avaliando os resultados delas decorrentes.
• Difundir e consolidar a importância dos controles externo e social.
• Contribuir para o contínuo aperfeiçoamento da gestão pública.
• Manter política de valorização profissional de seus servidores.
Fonte: Plano de Diretrizes do Tribunal de Contas da União (TCU)
• Tribunal de Contas da União (TCU) – Outros Fatores Críticos de Sucesso
• Aprimorar os mecanismos de acompanhamento da gestão pública por áreas de maior risco, relevância ou materialidade, notadamente em temas contemporâneos.
• Sistematizar mecanismos de integração com os demais órgãos de controle
• Desenvolver mecanismo de orientação pedagógica, deslocando o eixo de intervenção do controle da dimensão corretiva para ações preventivas.
• Racionalizar os procedimentos internos
• Implementar sistemas de informações gerenciais
• Desenvolver ou aprimorar padrões gerenciais institucionais orientados para resultados
• Aperfeiçoar a política de desenvolvimento e valorização profissional dos servidores do TCU
• Priorizar a alocação de recursos orçamentários para atuação em áreas de maior risco, relevância e materialidade
• Ampliar as fontes e volume de recursos
• Instrumentalizar e institucionalizar o processo de negociação orçamentária, integrando as ações das unidades envolvidas.
Fonte: Plano de Diretrizes do Tribunal de Contas da União (TCU)
Uma jovem sertaneja de 21 anos chamada Maria José resolveu tirar seus planos de ser empreendedora do papel e abrir a sua loja de artesanato. Para tanto, decidiu elaborar um plano de negócio para que ficasse mais fácil a estrutura organizacional e todas as etapas de implantação de suas ideias, ou seja, a transformação do seu sonho em realidade. No seu plano de negócio haviam os seguintes itens: O negócio que desenvolvo, o tipo de produto, os fatores críticos de sucesso, qual e quando teria retorno sobre o investimento aplicado, a missão a visão e quanto investiria.
Diante dessas informações, caso você estivesse no lugar da Maria José e fosse desenvolver na íntegra este plano de negócio quais outros itens acrescentaria e porquê?