O que são
Conjunto de processos que se interrelacionam diretamente com clientes e fornecedores, fundamentais no desempenho da missão da organização e no atendimento às expectativas dos clientes. Suas principais características são as seguintes:
1) Compõem-se de muitos microprocessos;
2) São grandes sistemas de uso repetitivo;
3) São multifuncionais ou interfuncionais;
4) Em sua maioria, são processos de negócios;
O macroprocesso é uma coleção de processos que guardam alguma similaridade entre si. Esta coleção pode ser constituída por processos encadeados ou por processos paralelos (ou pelas duas possibilidades). Os macroprocessos devem estar vinculados à missão e a algum fator crítico de sucesso (FCS), representam o que a organização faz para cumprir sua missão, de forma regular.
A caracterização do macroprocesso deve ser feita por um “rótulo” (designação do macroprocesso) e por uma descrição sucinta do mesmo. A descrição fica completa (e consistente) quando é especificado o “mapa de processos de trabalho” vinculados ao macroprocesso.
Abaixo segue um modelo de análise de macroprocessos, onde estes podem ser quebrados nas partes que os compõem:
Exemplos de macroprocessos:
O Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO) identificou os seguintes macroprocessos:
– Avaliação de conformidade
– Controle metrológico
– Educação para metrologia e qualidade
– Padronização e disseminação das unidades de medida
– Informação Tecnológica para a qualidade
O Banco Central do Brasil identificou, no planejamento estratégico realizado em 2002, os seguintes macroprocessos:
– Formulação e gestão das políticas monetária e cambial, compatíveis com as diretrizes do Governo Federal
– Regulação e supervisão do sistema financeiro nacional.
– Administração do sistema de pagamentos e do meio circulante.