“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia”.
William Edwards Deming
Uma organização voltada para resultados apresenta uma integração profunda de todos os sistemas organizacionais em torno de especificações de resultados relativos à organização no seu todo, especificações de resultados relativos às unidades que constituem a organização, e especificações de resultados relativos a todos os gestores individuais.
São as seguintes as principais características desse tipo de organização:
• Conta com uma especificação dos resultados a atingir;
• Dispõe de uma estrutura organizacional que permite atingir os resultados especificados;
• Existe uma clara compreensão, por parte de todos os gestores, do significado dos conceitos de resultados, eficiência e eficácia;
• Há uma integração dos sistemas-chave com o conceito de resultados;
• Ocorre uma articulação entre os resultados da organização, das suas unidades e dos gestores individuais;
• É capaz de responder de maneira flexível para atingir os resultados;
• Cria um modo próprio de lidar com os resultados, resistindo a copiar os dos outros.
Um elemento essencial na gestão com foco em resultados é o uso de indicadores de desempenho institucional no processo de tomada de decisões.
Neste bloco de artigos: “Elaboração de Indicadores de Desempenho”: Elaborando Indicadores no Processo de Planejamento Estratégico vamos aprender como se elaboram os indicadores de desempenho no processo de implantação do planejamento estratégico. Os indicadores estratégicos – como são conhecidos – são gerados a partir da definição da visão estratégica da organização, isto é, da definição dos valores, missão, visão de futuro e fatores críticos de sucesso (FCS).