Elaborando Indicadores – Valores na Estratégia



O que são

São ideias fundamentais em torno das quais se constrói a organização. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita. Os valores permeiam todas a atividades e relações existentes na organização e da organização com os clientes.

Os valores descrevem como a organização pretende atuar no cotidiano enquanto busca realizar sua visão.

Para que servem

Os valores constituem uma fonte de orientação e inspiração no local de trabalho. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na organização, contribuindo para a unidade e a coerência do trabalho. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe de colaboradores na busca da excelência.

Para que os valores sejam fonte de orientação e inspiração no local de trabalho, eles devem ser aceitos e internalizados por todos na organização.

Exemplos de Valores

1. Excelência – valorizamos nossos clientes com o fornecimento de qualidade e excelência em tudo aquilo que fazemos e pelo modo como o fazemos.

2. Inovação – buscamos e incentivamos formas apropriadas para a solução de problemas, e soluções inovadoras que frutifiquem em resultados para nossos clientes e resolvam nossos desafios organizacionais.

3. Respeito pelo Indivíduo – respeitamos a dignidade e os direitos de cada pessoa dentro da organização.

4. Participação – trabalhamos em equipe, e cada pessoa contribui no limite de sua participação nas atividades da organização.

Outros exemplos de valores defendidos por outras organizações:

Parceria – valorizamos o trabalho em parceria, considerando cada parceiro como nosso cliente.

Serviço ao Cliente – prestamos aos nossos clientes um serviço melhor do que o de qualquer outra organização pública do país.

Igualdade – proporcionamos oportunidades iguais a todos os colaboradores.

Transparência – orgulhamo-nos de ter uma comunicação aberta e honesta.

Criatividade – apoiamos a criatividade e inovação individuais.

• Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte)

Justiça, respeito, igualdade, liberdade, amor, legislação, integridade, honestidade, responsabilidade, comprometimento, moral, ética, entusiasmo, determinação e motivação.

• Unidade de Função Crédito – UF CRÉDITO do Conglomerado do Banco do Brasil

Integridade de caráter; lealdade, urbanidade; observância das normas legais e regulamentares; disciplina; zelo; dedicação; respeito aos costumes da comunidade.

Dicas

Lembrar que as crenças e as convicções fundamentais, defendidas pela organização pública, devem estruturar-se em torno de alguns poucos valores básicos:

• Convicção de ser a melhor;
• Convicção da importância de seu patrimônio humano;
• Convicção da qualidade do serviço que presta;
• Convicção da criatividade e do espírito inovador e solucionador de problemas e seus colaboradores;
• Convicção de prestar um serviço de relevante interesse social.



Comente