O que é
A visão estratégica da organização expressa a percepção que ela tem do seu passado, do seu momento atual e do direcionamento do seu futuro.
Por meio dela, a organização expressa o conhecimento que tem de si mesma: seus êxitos, seus fracassos, suas potencialidades, suas limitações, suas certezas e os caminhos que pode e quer percorrer. A visão dá forma e direção ao futuro da organização, uma vez que mostra onde ela está e aponta aonde ela quer chegar.
Esse conhecimento é fundamental para que a instituição possa se organizar para alcançar resultados cada vez melhores, de modo consistente e sustentável. Sem o conhecimento do caminho percorrido e de sua situação atual, é difícil para a organização definir aonde quer chegar e como pode chegar lá.
Para que serve
A visão estratégica dá unidade aos esforços que a organização realiza para melhorar a qualidade dos produtos e serviços que presta. Cria condições para a transformação de ideais em realidade. Permite que todos os esforços que a organização realiza, em qualquer área tenham unidade e sejam coerentes com o objetivo de obter um desempenho superior.
A falta de visão começa no topo. Se os colaboradores não mostrarem um senso de valores defendidos, missão, visão de futuro e fatores críticos de sucesso é porque os líderes não possuem nenhum desses elementos ou não conseguem comunicá-los adequadamente. A falta de visão do quadro de servidores e gestores pode ser explicada também por um gerenciamento inconstante, pelo excesso de novidades. Em todos os casos, o papel da liderança é fundamental.
A partir da visão estratégica (conjunto de valores, missão, visão de futuro e fatores críticos de sucesso) a organização tem condições de elaborar o seu plano de suporte estratégico, que envolve a definição das estratégias, metas, planos de ação e responsabilidades (quem faz o quê, quando e como) num determinado período (2 a 5 anos).
Como fazer
A construção da visão estratégica da organização passa pela análise e reflexão sobre a qualidade dos serviços que a instituição presta aos seus clientes externos e internos. Implica a análise cuidadosa (análise situacional) de sua situação atual.
Para construir essa visão estratégica a organização deve, mediante um esforço de reflexão e análise:
a) Identificar o conjunto de valores que permeiam todas as atividades e relações que ocorrem na organização, ou seja, explicitar as crenças e convicções que defende;
b) Identificar sua missão, isto é, qual é o seu propósito;
c) Definir sua visão de futuro, isto é, o que deseja ser no futuro, suas aspirações;
d) Estabelecer seus fatores críticos de sucesso, isto é, aqueles objetivos gerenciais que são indispensáveis para o cumprimento da missão e alcance da visão de futuro.
A Figura abaixo apresenta os componentes da visão estratégica da organização. Nas próximas seções será explicado como ela é elaborada.
Dicas
Para uma boa definição da visão estratégica da organização é importante considerar os seguintes pontos:
a) Que tipo de organização se deseja?
b) O que se quer que as pessoas falem da organização como resultado do trabalho conjunto?
c) Quais valores são importantes para a organização?
d) De que modo essa visão representa os interesses dos clientes da organização e os valores que o quadro de colaboradores (servidores e gestores) defende?
e) Como será a organização quando se atingir essa visão?
O enunciado da visão estratégica da organização deve ser:
a) Claro;
b) Envolvente;
c) Fácil de memorizar;
d) Compatível com os valores da organização;
e) Ligado às necessidades dos clientes;
f) Visto como um desafio, ou seja, difícil mas não impossível.
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