O que significa BPMN?
BPMN (Business Process Model and Notation), ou o inglês de Modelo de Processo de Negócios e Notação, é um método mapeamento de fluxos de trabalho de negócios. Os passos são representados por formas de tabelas e símbolos especializados. Similar ao fluxograma, é mais focado em prover um jeito útil e natural de gerenciar fluxos de trabalho complexos. Isso pode incluir fatores internos e externos que contribuem para as operações de uma empresa.
Ao usar BPMN, os supervisores são capazes de ganhar um melhor entendimento das operações internas e mais conhecimento em relação às contribuições de participantes específicos. Stakaholders possuem restrições em gerenciamento, então a comunicação clara e rápida é essencial. BPMN é uma das melhores formas de implementar um método de fluxos compartilhados de processos.
Componentes do BPMN
Um modelo de processo de negócios pode ser reduzido a 4 partes principais: eventos, atividades, entradas e conexões. As especificações destes componentes podem, entretanto, variar de acordo com o contexto e com a funcionalidade.
- Evento: Um evento é exatamente o que parece ser – algo que acontece. Eventos em um software BPMN são representados por um círculo, e qualquer imagem no interior deste círculo especifica o tipo do evento.
- Atividade: Um retângulo com pontas arredondadas representa atividade, que é o trabalho a ser feito. Por exemplo, uma tarefa ou uma transação é uma atividade.
- Entradas: Possuem o formato de diamante e são usadas para representar os diferentes caminhos que podem ser escolhidos a depender das condições apresentadas.
- Conexões: Os objetos são conectados com algum destes três tipos de conexão:
- Fluxo de sequência: Utiliza a seta usada em fluxogramas. A direção da seta aponta para a ordem em que as atividades são executadas.
- Fluxo de Mensagem: Representada por uma linha tracejada com um círculo aberto no começo e uma seta ao final, mostra quais mensagens transpassam os limites organizacionais.
- Associação: É representada por uma linha pontilhada e conecta textos e artefatos a uma atividade, evento ou entrada. Artefatos são conectados por associações, assim os desenvolvedores podem incluir mais informações na forma de dados de objetos, grupos e notas.
Por fim, as ferramentas oferecidas por uma plataforma BPMN pode ajudar a ilustrar as atividades essenciais realizadas por uma empresa e eliminar ineficiências.